Ela pode ter passado a última década lançando Vauxhalls com emblemas trocados mas, assim como seu decrépito cocker spaniel que passou seus últimos anos de vida mancando e exalando um cheiro estranho, não lembremos dos tempos ruins.
Ao invés, lembremos de coisas como o 900 Turbo – com o divertido pára-brisa vertical e assentos sem encosto para cabeça – e o incrível carro de rali 96 e o 9-3 Viggen, este último um óbvio campeão do segmento inteiramente fictício dos Sedãs-Hatches Insanamente Esportivos.
Lembremos, principalmente, da Saab – a pequena, esquisita e independente Saab – pelo seu desejo cruel de ser deliberadamente diferente, quase sempre aparentemente porque ela queria ser: continuando a produzir motores dois-tempos quando o resto do mundo escolheu o motor quatro-tempos, seu pioneirismo em segurança e tecnologia em turbos, faróis estranhos, embreagens de roda livre, até mesmo a criação do sistema 4X4 no novo Fiat Panda…
Veja mais motivos para sentirmos saudades de você, Saab.
Alavancas de câmbio na coluna de direção
Pilotos de rali adoravam. O resto do mundo achou a alavanca localizada numa posição elevada um tanto estranha. Então, com sua rebeldia característica, a Saab a manteve. Até 1980…Saídas de ar ao estilo “suporte para ovos”
Apenas para ovos bem pequenos. Mas, mesmo em carros vendidos como modelos GM, ainda eram muito maneiras. Assim como os porta-copos escamoteáveis extremamente frágeis. Bem minimalista.Fechaduras difíceis de encontrar
“Espera, sei que está mais ou menos por aqui. Não é este…? Não, isto… Quem está multando a gente por estacionar irregularmente?”Instrumentos brilhantes
Olha, é como estar no cockpit de um caça a jato. Só que ele é mais lento, e com mais catálogos de uma loja de imóveis jogados no banco traseiro.Lanternas brancas
Instalar estas lanternas superlegais no 9-3 X foi uma das pouquíssimas coisas que a GM fez de certo. Junto com, uhh… Aquela coisa… Esqueci.Selos postais
O 96 era maneiro o suficiente para aparecer em alguns selos suecos caros. Não, é sério…Peixe escorregadio
O 92 foi um pioneiro do desenho aerodinâmico. Esta coisa corta o ar melhor que uma Ferrari F40. Nós queremos comprar um, por favor.Conceitos ridículos
Tá bom, a maiorias dos carros-conceito são bem ridículos, mas o Aero X de 2006 faz qualquer um tremer nas bases. Ele funcionava com etanol puro e produzia 400 cavalos-vapor com um V6 biturbo.Os ralis
Reconhecidamente, a Saab fechou seu departamento de competição em 1980. Mas ficaram algumas boas lembranças. Como Stig Blomqvist conseguindo um segundo lugar com um 96 num rali local durante o inverno de 1964 – no mesmo ano quando passou no seu teste de direção.Caças
A Saab também produzia aviões comerciais e grande e enormes aviões militares. O caça Viggen: igual ao seu homônimo – propenso a vigoroso esterçamento por torque.Fonte: topgearbr
Disponível no(a):http://topgearbr.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário