2 de dez. de 2011

Qual é o destaque do Salão de Tóquio 2011?

Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias
Qual é o destaque do Salão de Tóquio 2011?
MotorDream lista 10 novidades apresentadas no motorshow japonês e quer saber a opinião de seus leitores

O Japão não é só o país de tradicionais milenares ou a terra do sol nascente. O arquipélago localizado no leste asiático também é uma nação voltada para o futuro e fanática por inovações tecnológicas. O Salão de Tóquio deste ano mostrou as principais tendências das fabricantes nipônicas em relação à indústria automobilística dos próximos anos.

Além de recursos impensáveis há alguns anos, como carros com autonomia para dirigir e manobrar sem intervenção do motorista, o motorshow revelou uma série de conceitos e protótipos que devem chegar às ruas em breve – ou irão, pelo menos, influenciar carros de produção no futuro. O frescor da mostra ajudou a recuperar a autoestima da indústria automotiva local, ainda abalada com o tsunami de março.

MotorDream lista 10 destaques das fabricantes presentes e quer saber de seus leitores: qual é o destaque do Salão de Tóquio 2011? Participe da Enquete (localizada no canto inferior direito da Capa do site), que estará ativa até a segunda-feira, dia 12 de dezembro, quando será divulgado o resultado.



Audi A1 Sportback – O modelo quatro portas do A1 já está disponível na Alemanha, nos mesmo nível de acabamento e motores da versão duas portas. O preço começa nos 16.950 euros – cerca de R$ 41.500 – para a versão mais simples, equipada com o motor 1.2 TFSI de 86 cv. O Sportback deve chegar ainda no primeiro semestre de 2012 ao Brasil, com preço inicial estimado em R$ 95 mil.



Honda EV-Ster Concept – O pequeno roadster de dois lugares é totalmente elétrico e adianta as tecnologias que serão usadas pela Honda nos próximos lançamentos. A proposta é a de um carro leve e rápido, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos. As baterias de íons de lítio podem ser recarregadas em menos de três horas e a autonomia chega aos 160 km. A carroceria usa muita fibra de carbono em sua composição e o motorista pode ajustar diferentes características de acordo com sua preferência.



Mazda Takeri – O primeiro modelo da nova filosofia de design da Mazda, a Kodo – Soul of Motion –, foi apresentado no Salão de Tóquio. Antecipa as linhas do próximo sedã da fabricante japonesa. Herdeiro do aspecto de cupê de quatro portas exibido pelo protótipo Shinari, conta com a tecnologia Skyactiv da Mazda no seu motor diesel de 2.2 litros, sistema start/stop e com o novo sistema de recuperação de energia da frenagem – i-Eloop – e uma transmissão automática de seis velocidades. Com 4,85 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,43 m de comprimento, o Takeri apresenta uma distância entre-eixos de 2,83 m, com espaço de sobra para os seus quatro ocupantes.



Mitsubishi Mirage – O mais novo hatch compacto da Misubishi é produzido na Tailândia – onde a mão de obra é bem mais barata que no Japão. O modelo, equipado com um motor 1.0 litro de três cilindros, é a aposta da marca para países emergentes, mas a atual política tributária brasileira põe o país fora da lista. Segundo a Mitsubishi, o Mirage faz 30 km/por litro de gasolina, em circuito misto.



Nissan Pivo 3 – O curioso carrinho elétrico apresentado pela marca nipônica assume formas futuristas e sugere soluções mecânicas para o trânsito intenso das grandes cidades. Para facilitar as manobras de estacionamento, por exemplo, o Pivo 3 é equipado com motores instalados em cada uma das quatro rodas, o que possibilita um diâmetro de giro mais curto. O conceito da Nissan também utiliza a tecnologia para melhorar a convivência do condutor com espaços apertados. Os retrovisores são câmeras de vídeo que transmitem as imagens diretamente para monitores posicionados nas colunas dianteiras. O subcompacto de contornos musculosos também guarda outras curiosidades no interior. O habitáculo comporta até três passageiros e a posição de condução do motorista é central.



Subaru BRZ – É um cupê esportivo de quatro lugares, motor dianteiro e tração traseira apresentado pela primeira vez em Tóquio em seu modelo de produção. O projeto foi feito em parceria com a Toyota – que originou o GT 86. O motor é um boxer, com quatro cilindros contrapostos de 2.0 litros e aspiração natural, com 200 cv e 20,9 kgfm de torque. O modelo pode ser escolhido com câmbio automático ou manual, ambos de seis marchas.



Subaru Impreza G4 – A quarta geração do modelo apresentado em 1992 chega nas habituais versões sedã e wagon. O visual renovado transmite sensação de maior sofisticação e deu um ar bem moderno ao modelo, tanto por fora quanto por dentro. Os motores 1.6 e 2.0, sempre aliados ao câmbio CVT, preservam o consagrado esquema de boxer, com cilindros horizontalmente opostos. A tração permanece integral. Segundo a marca, ambos os modelos estão cerca de 20% mais econômicos.



Suzuki Regina – O hatch conceito impressiona pelas linhas pouco usuais e pela preocupação da marca com a eficiência do conjunto. O Regina foi feito com materiais especiais para reduzir o peso – ao todo tem apenas 730 kg – e teve o design elaborado para melhor aerodinâmica. O carrinho usa um motor a gasolina que, segundo a marca, atinge os 32 km/l e emite 70 g/km de CO2 na atmosfera.



Toyota GT 86 – O projeto que originou o Subaru BRZ e ainda o Scion FR-S – para a submarca criada pela Toyota nos Estados Unidos – tem a função de resgatar a vertente mais esportiva da marca nipônica. Com motor 2.0 litros boxer de quatro cilindros, desenvolvido especialmente para o modelo, o GT 86 consegue tirar o máximo proveito de seus 200 cv de potência máxima e atinge os 250 km/h de velocidade máxima. O seu nome presta uma homenagem ao antigo cupê Corolla AE86, presente na quinta geração do sedã médio, do início dos anos 1980.



Volkswagen Alltrack – Trata-se da versão "aventureira" Passat Variant. Traz tração integral 4Motion e motor 2.0 TDI a diesel em versões de 140 cv e 170 cv acoplados ao câmbio manual ou ao DSG automatizado de dupla embreagem, ambos com seis velocidades. As grandes rodas de 18 polegadas dão um ar mais sofisticado Alltrack, ainda que possam ser pouco úteis para o off-road, já que os pneus têm perfil baixo. O carro deve ocupar o topo da gama da linha Passat na Europa.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

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