29 de dez. de 2011

Ford lança o Shelby GT500 2013, o V8 mais irado já fabricado


Mais uma vez a Ford supera as expectativas ao lançar a esperada versão 2013 de seu Mustang Shelby GT 500. O muscle car traz um motor 5.8 l supercharged em alumínio, que gera 650 cavalos e 82,9 kgfm de torque, o que faz dele o mais poderoso V8 já produzido. Além do motor, quase todos os sistemas do veículo foram otimizados, incluindo transmissão, freios, embreagem, suspensão e eixos. Detalhe: sua velocidade máxima ultrapassa os 320 km/h.

“A Ford SVT Global Performance mantém o Shelby GT500 na vanguarda da tecnologia e leva o desempenho dos muscle cars às alturas”, disse Jost Capito, diretor de Veículos de Performance Global e Desenvolvimento de Negócios da Ford. “Encapsulamos todos os aspectos de desempenho neste carro – seja o tempo para ir de 0-100 km/h, limite de velocidade, tempo de pista, etc. Além disso, o motorista comum também vai achar que o carro se encaixa perfeitamente às suas necessidades”.
Praticamente todas as partes do powertrain (motor + transmissão) foram revistas para aumentar a força do motor, incluindo um novo compressor e novo cardã em fibra de carbono, além de embreagem, transmissão e eixos. O compressor maior e mais eficiente, que aumenta o fluxo de ar através do motor, é a chave para ajudar a produzir os massivos 650 cavalos. Tudo sem deixar de atender as novas normas de economia de combustível do mercado norte-americano.
O sistema de refrigeração também foi significativamente melhorado para oferecer maior capacidade de ventilação ao novo motor e aliviar a pressão em alta velocidade. O resfriador de ar também está mais eficiente e até o design da carroceria, com os extratores de ar no capô, contribui para “acalmar a máquina”.
“Pode parecer apenas que estamos disponibilizando um motor maior para o carro. Mas a verdade é que desenvolvimento do projeto contou com detalhes de uma abordagem equilibrada do começo ao fim”, afirmou Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford SVT. ”Nós recriamos completamente o carro para torná-lo ainda mais sofisticado em termos de dirigibilidade e controle do que o modelo anterior.”
A máquina também ganhou avanços em termos de aerodinâmica. Os engenheiros da Ford descobriram a melhor forma de aproveitar o movimento do ar no entorno do carro para melhorar o sistema de arrefecimento, maximizar a downforce e minimizar o arrasto.
Os controles eletrônicos de estabilidade e tração podem ser desabilitados para dar total controle do carro ao motorista ou podem ser usados para aumentar a segurança  tanto em condições normais de direção quanto em condições críticas de tração.

E no modo de direção esportivo, que seria um intermediário, os motoristas podem provar toda a potência do carro nas pistas sem desativar os sistemas de segurança, permitindo a condução mais agressiva antes da intervenção do controle de tração e do controle eletrônico de estabilidade.
Ah! As rodas são de 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira, com pneus Goodyear Eagle F1 SuperCar. E como não poderia deixar de ser, há opções para pacotes de performance tanto para dentro quanto para fora das pistas.

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

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