27 de dez. de 2011

Ford cria software que simula deficiências visuais

Foto: Divulgação
Ford cria software que simula deficiências visuais  
Com ele será possível entender melhor como pessoas com esses problemas de visão enxergam

Para melhorar o design dos painéis de instrumentos dos seus modelos, a Ford, em parceria com a Universidade de Cambridge, Inglaterra, desenvolveu um software que simula problemas visuais gerados pelo envelhecimento. Com isso, os carros se adequariam melhor a um maior número de motoristas.
Com o equipamento é possível carregar uma imagem, selecionar um problema de visão e “ver” a imagem da mesma forma que uma pessoa com aquela deficiência a vê. Sam Weller, um dos pesquisadores de Cambridge diz que o objetivo é realizar a inclusão através do design, atendendo o maior número possível de pessoas com leitura e acesso a informações sendo feitos mais facilmente.

Um dos grupos beneficiados será o dos daltônicos. Simulando essa deficiência, que não é passível de ser corrigida com óculos, é possível saber se há informações importantes ilegíveis no painel.

Mas os benefícios deste tipo de investimento vão além desse grupo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 285 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. Parte desses problemas surge e é agravada com o avanço da idade, por isso, o número apresentado pela organização tende a crescer com o aumento da expectativa de vida, aumentando o número de pessoas a serem beneficiadas pelo aperfeiçoamento dos equipamentos automotivos.

O software desenvolvido permite identificar o que precisa melhorar e apontar soluções, depois cabe à Ford tornar essas soluções realidade.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: