30 de dez. de 2011

Carros que deram adeus em 2011 – Parte 2

 Fotos: Divulgação
Carros que deram adeus em 2011 – Parte 2
Além de modelos, algumas marcas também deixaram o mercado em 2011

por Alyne Bittencourt

Não foram só modelos que se despediram em 2011, algumas marcas não conseguiram sobreviver no universo automobilístico cada vez mais competitivo e acabaram encerrando suas atividades, como a sueca Saab, que passou por uma longa novela na tentativa de fugir da falência este ano. Outras marcas, como a alemã Maybach e a norte-americana Mercury, tiveram suas atividades encerradas por seus grupos detentores, Mercedes e Ford respectivamente.


Veja a segunda parte da lista com alguns modelos e marcas que disseram adeus este ano.




Ford Ranger

Em dezembro foi produzida a última unidade da picape média da Ford nos Estados Unidos, a última da categoria ainda à venda no mercado norte-americano. Um dos motivos para a decisão foi a baixa demanda, que se concentrou na série F-150 de picapes grandes. A primeira unidade do modelo foi fabricada em 1982 e, apesar de ter saído de linha nos EUA, ela continuará a ser vendida em outros mercados.




Maybach

Com o número decepcionante de vendas das limusines 57 e 62, a Mercedes-Benz, controladora da Maybach, decidiu pôr fim à marca. Embora o fim da marca de veículos super luxuosos tenha sido anunciado em 2011, os dois modelos seguem sendo produzidos até 2013, quando deixaram a linha de montagem, abrindo espaço para a construção dos modelos da Classe S da Mercedes.




Mazda RX-8

Lançado em 2003, o esportivo vinha sofrendo redução de vendas ano a ano e o fim de sua produção acabou sendo anunciado este ano. A Mazda fez o anúncio pouco depois de informar que não fabricaria mais o motor rotativo Wankel que impulsionava o RX-8, já que o propulsor não se adequava às normas de emissão de poluentes na Europa.




Mercury

Mesmo antes de anunciar oficialmente o fim da Mercury, a Ford já preparava os 1.780 concessionários da marca nos EUA para desativarem progressivamente suas atividades. A divisão, criada em 1939 pelo filho de Henry Ford, vinha amargando quedas de vendas todos os anos desde 2000. Em 2009, as vendas foram 75% inferiores que em 2010 e apenas 92.299 unidades foram vendidas e, agora, o fim é oficial.




Mitsubishi Eclipse

Dentro da ideologia de encerrar a produção dos modelos feitos nos EUA para iniciar a construção de novas plataformas globais, a Mitsubishi decidiu interromper a fabricação do Eclipse. O modelo, lançado em 1990, sairá de linha, assim como o Endeavor, para abrir espaço na linha de montagem da japonesa para o crossover pequeno ASX. A última unidade do Eclipse foi leiloada em benefício do socorro às vítimas do terremoto de março no Japão.




Ram Dakota

Lançada em 1987, a picape média chegou a ser fabrica de 1998 a 2002 no Brasil. Mas com as vendas em baixa – o modelo nunca foi o preferido entre os norte-americanos, que sempre preferiram a F-150 e a Ram 1500 – a Chrysler decidiu encerrar a produção do modelo, que será substituída por um modelo ainda não especificado, mas que atenderá às necessidades dos consumidores da picape.



Saab

Depois de 2 anos tentando se salvar, a marca sueca declarou falência em dezembro deste ano. Antes de jogar a toalha, os executivos da empresa tentaram vendê-la para empresas chinesas. Porém, a General Motors, que detinha participação na Saab, disse que rejeitaria o acordo, o que impediu as negociações. A decisão acabou sendo, praticamente, a sentença de morte da fabricante sueca.




Tesla Roadster

Com a decisão da Tesla de se focar no novo Model S, o Roadster acabou ficando de lado e a marca resolveu interromper sua produção. O superesportivo de dois lugares foi lançado em 2008 e mudou o modo como os carros elétricos são vistos graças à velocidade máxima de 200 km/h atingida pelo carro, que faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Para marcar a despedida, a Tesla fez o Roadster Final Edition, com apenas 15 unidades do veículo.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: