Novos propulsores pretendem cumprir os mais altos padrões de emissões
Muitos se perguntam se os motores "turbo" lançados pela Hyundai nessa semana acabarão no Veloster
Nessa semana, o Grupo Hyundai foi o anfitrião da 11ª Conferência Internacional de Engenharia Hyundai-Kia, onde revelou as mais recentes tecnologias de motorização do grupo e discutiu as tendências da indústria com experts do setor. Foi nessa conferência que o grupo coreano apresentou seus dois lançamentos em motores: o
Gamma 1.6 T-GDI (de injeção direta a gasolina) e o
Euro6 R-2.0 (a diesel).
Desenvolvido durante um período de 52 meses e com um custo superior a 69.5 bilhões de wons (cerca de R$ 110 milhões na moeda coreana), o
Gamma 1.6, segundo a Hyundai, atinge o melhor desempenho nos motores de sua categoria, onde a concorrência “é mais difícil”. O motor bate seus rivais, proporcionando uma potência máxima de 206 cavalos e torque de 27 kgfm de torque. Além disso, ao reduzir suas emissões, o
Gamma 1.6 satisfaz o padrão ULEV-2 da Califórnia, conhecido como um dos mais rigorosos, bem como as normas Euro 5. Para melhorar eficiência e performance, o motor usa um turbocharger integrado com um intercooler guiado por ar, além de adotar um sistema de injeção direta e tecnologia CVVT.
O
Euro6 R-2.0 é lançado com o objetivo de satisfazer a próxima geração de regulamentos Euro6 e utiliza novas tecnologias, como a baixa pressão na recirculação dos gases do escapamento. Ele oferece uma performance global de 150 cavalos de potência máxima e torque máximo de 39 kgfm, sem sacrificar seu aspecto verde.
Com o lançamento dos novos motores, muitos se perguntaram se essa versão “turbo” não seria destinada ao
Hyundai Veloster 2012. Apesar de seu design inovador, o hatch da marca coreana e seu motor 1.6 de quatro cilindros não vêm apresentando muitas chances de agradar aos mais preocupados com desempenho ou economia.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/
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