14 de set. de 2011

Cingapura oferece ajuda à Indonésia para conter incêndios

O GP de Cingapura de Fórmula 1 é a única etapa da categoria realizada durante a noite. Foto: Reuters O GP de Cingapura de Fórmula 1 é a única etapa da categoria realizada durante a noite
Foto: Reuters

Nesta quarta-feira, a emissora NewAsia divulgou que Cingapura ofereceu enviar aviões para ajudar a Indonésia a conter os incêndios florestais que ameaçam ofuscar a corrida da Fórmula 1, que ocorre na próxima semana.

Todos os anos, incêndios florestais iniciados ilegalmente por fazendeiros e empresas madeireiras na ilha indonésia de Sumatra, durante a temporada de seca, geram fumaça sobre Cingapura e Malásia, provocando problemas de saúde.
A Indonésia, maior produtora mundial de óleo de palma, afirmou diversas vezes que combaterá o problema, no entanto, os incêndios continuam sendo um evento anual por conta da falta de policiamento.
"Temos uma equipe à disposição para ajudar a apagar os incêndios ou mesmo para a adubação de nuvens, assim como para oferecer assistência técnica. Mas isso realmente depende da solicitação ou da necessidade da Indonésia", disse o ministro de Meio Ambiente e Recursos Hídrigos de Cingapura, Vivian Balakrishan, à emissora NewsAsia.
Segundo ele, autoridades indonésias pareciam estar tentando apagar os incêndios por conta própria. A Malásia expressou preocupação à Indonésia sobre os 600 pontos vulneráveis a incêndios em Sumatra, segundo a agência estatal de notícias Bernama, que citou o ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Douglas Uggah Embas.
O GP de Cingapura ocorrerá na próxima semana. Diferente das outras etapas da Fórmula 1, a corrida de Cingapura é realizada à noite, para que possa ser acompanhado por telespectadores europeus. A fumaça causada pelos incêndios cobriu Cingapura e partes da Malásia durante o final de semana, mas desde então se dispersou. Na Indonésia, um aeroporto em Jambi, na ilha de Sumatra, permaneceu parcialmente fechado por conta da fumaça.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a)http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: