Para tirar a prova, testamos o mesmo carro no litoral e no planalto
Daniel Messeder
Nos 645 m de altitude de nossa pista de testes em Tatuí (SP), o C3 Picasso andou menos do que em Bertioga
As diferenças foram claras: enquanto em Tatuí o Picasso acelerou de 0 a 100 km/h em 15 segundos, em Bertioga esse tempo caiu para 14,6 s. Aliás, houve melhora em todas as provas de aceleração e retomada. A maior vantagem apareceu na medição de 80 a 120 km/h, com 12,5 s no interior e 11,9 s no litoral. Compare todos os números na tabela abaixo, lembrando que os testes foram feitos com 100% de etanol no tanque.
Picasso "perdeu" 7 cv com a mudança de altitude
Nos motores aspirados (sem turbo ou compressor), a potência produzida está vinculada à admissão de ar, que será misturado ao combustível nos cilindros. Logo, quanto maior a pressão atmosférica, maior a quantidade de ar admitida pelo motor, e maior será a potência. Conforme a altitude aumenta, o ar fica mais rarefeito (com menos pressão atmosférica) e a potência diminui. Daí a mudança no desempenho. Por isso, nem tente subir uma ladeira na Bolívia com carro 1.0...
Outras influências
Ainda de acordo com Geri, da Ford, a temperatura pode influenciar na performance. “Geralmente ao nível do mar o tempo é quente, e isso pode fazer com que a injeção atrase o ponto de ignição se estiver usando gasolina, perdendo potência”. Nosso teste foi feito de madrugada e com etanol. Geri explica que a Ford também testa os freios em condições de altitude, pois conforme o ar fica mais rarefeito, menor é o auxílio do servo-freio. Portanto, é normal o pedal de freio ficar mais pesado conforme a altitude aumenta.
E com turbo?
A perda de potência não acontece em motor com turbo ou compressor. Nesse caso a quantidade de ar admitida para a queima é determinada pela pressão do turbo, e não pela pressão atmosférica.
Confira a tabela com os testes nas duas altitudes:
Bertioga | Tatuí | |
Aceleração | ||
0-100 km/h | 14,6 s | 15,0 s |
0-400 m | 19,7 s | 19,9 s |
0-1.000 m | 36,0 s | 36,2 s |
Retomada de velocidade | ||
40-80 km/h | 6,4 s > 108,5 m | 6,5 s > 112,6 m |
60-100 km/h | 5,6 s > 192,4 m | 8,7 s > 194,1 m |
80-120 km/h | 11,9 s > 336,4 m | 12,5 s > 353,1 m |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário