22 de ago. de 2011

Mazda interrompe produção do esportivo RX-8

Fotos: Divulgação
Mazda interrompe produção do esportivo RX-8
Modelo é cancelado por baixo volume de vendas e inviabilidade da tecnologia rotativa

Após anunciar, no início do mês, que iria interromper a fabricação do motor rotativo, a japonesa Mazda anunciou o fim da produção do esportivo RX-8, único modelo da marca que utilizava a tecnologia. O sucessor do esportivo RX-7 teve a produção cancelada por causa do baixo volume de vendas. Enquanto define o futuro do motor rotativo, a marca prefere apostar na tecnologia Skyactiv, que reduz níveis de poluição e equipará os próximos modelos de sua gama.
Os esportivos RX-7 e RX-8, ambos equipados com o propulsor Wankel de tecnologia rotativa, foram responsáveis por construir a imagem da Mazda nos últimos 20 anos. A marca já vinha enfrentando dificuldades em continuar com a produção do esportivo, já que o motor rotativo não está de acordo com as novas normas de emissão de gases poluentes na Europa – o que fez com que a fabricante japonesa fosse obrigada a retirar o esportivo de todos os salões automobilísticos realizados no continente.

Em 2010, a Mazda vendeu apenas 1.134 unidades do RX-8 – queda de 49% em relação a 2009. E este ano, a japonesa já havia registrado nova queda de 21% no volume de vendas do esportivo. O melhor ano de vendas do RX-8 foi 2004, quando o modelo conseguiu emplacar 23.690 unidades em todo o mundo. Ainda assim, a marca ficou abaixo da média do RX-7, que conseguiu vender 50 mil unidades a cada ano durante a década de 1980.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: