2 de ago. de 2011

Detran investiga suposta fraude na venda de novas placas em SP

Denúncia é de que empresa vende a chapa de carro mais caro. Ela é diferente da placa que será adotada a partir de 1º de janeiro de 2012.

 A partir de 1º de janeiro do ano que vem, os carros vão circular com um novo tipo de placa. A novidade será obrigatória para o primeiro emplacamento e para casos de mudança de cidade. Só que cinco meses antes de a norma entrar em vigor, já tem gente querendo faturar às custas da desinformação, vendendo uma placa parecida por um preço maior. O Detran informou que vai apurar o caso junto à empresa que vende a chapa e faz o emplacamento.


Empolgado com o carrão zero quilômetro que acabou de comprar, só agora Manoel Rodrigues percebeu que a placa é diferente, mais brilhante. “Achei um pouquinho mais bonita, né?”, disse ele. São as placas refletivas, mais visíveis no escuro.

A resolução 372 do Conselho Nacional de Trânsito diz que para veículos usados a troca só será obrigatória em caso de mudança de município e também determina que as placas das motos tenham tamanho maior. Serão mais altas e mais largas.

“A ideia é exatamente essa: conferir maior segurança. Você é capaz de perceber a uma distância maior o veiculo que vai à sua frente”, contou Orlando Moreira da Silva, diretor do Denatran. O diretor da Associação de Engenharia Automotiva disse que as placas refletivas vão dificultar a clonagem e alerta os motoristas: serão mais facilmente identificadas pelos fiscais e pelos radares. “Tirada a fotografia do veiculo, você visualiza a placa que em alguns radares atuais não consegue visualizar”, afirmou Marcus Vinícius Aguiar.

Quem desobedecer a regra fica sujeito à multa e retenção do veículo para regularização. O valor da nova placa ainda não foi definido. Hoje as placas refletivas são oferecidas em um posto do Detran de São Paulo como opcionais. Por placas tradicionais, o cliente paga R$ 67,18. Por refletivas, R$ 90 a mais.


Induzido ao erro
Um motorista foi ao Detran repor o lacre da placa que tinha perdido. Ele diz que foi orientado por funcionários de uma empresa terceirizada do Detran a trocar a placa. “Agora, o pessoal passou a informação que em janeiro vai entrar essa lei da placa nova aí, refletiva. Então, como vai ter que trocar, aproveitei e fiz nova”, disse Jean Barreto.

Atualmente, o condutor que assim desejar já pode optar por uma placa especial, que possui a película refletiva, e que tem custo extra. A placa que passará a ser oferecida a partir de janeiro de 2012 possui mecanismos adicionais de segurança.

Detalhe: apesar de parecida, a placa refletiva oferecida aqui não tem as mesmas características da que será instalada nos carros novos a partir de janeiro, como admite em nota o próprio Detran. Mesmo no ano que vem, ninguém precisa pagar mais para fazer a troca. O governo de São Paulo informou que está discutindo como ficará a questão dos custos. A diferença pode ser paga pelo estado.

Apuração
Após a denúncia da produção da TV Globo, o Detran em São Paulo informou que acionou a direção da empresa terceirizada que oferece o serviço de emplacamento no Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da capital. O objetivo é checar o cumprimento legal da portaria 333/2011 do Detran que estabelece que nenhuma empresa pode coagir o cidadão ou agir de má-fé para incentivá-lo a adquirir a placa especial.

O Detran em São Paulo esclareceu que irá averiguar o caso e tomar as medidas administrativas cabíveis contra a empresa terceirizada que induziu o dono do carro a comprar a placa mais cara, sem necessidade. Ou seja, quem troca a placa agora gasta dinheiro à toa.
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com

Nenhum comentário: