13 de jul. de 2011

Qual carro fez o Veyron SS fugir de uma briga?



Lembra daquele bully do playground? O garoto duas vezes maior que você que repetiu a primeira série só para ficar maior e mais forte? No mundo automotivo, o nome do bully é Bugatti, e eu acabei de vê-lo recuar de uma briga com algo ainda mais ameaçador.

Já estou cheio de Veyron isso, carro mais rápido aquilo. Chega. Assim também está John Hennessey. John tem brincado no playground automotivo desde que apareceu com seu Hennessey Venom 1000 Twin Turbo, um monstro V10 de 1200 cavalos. Pense em um 0-320 km/h em 20,2 segundos.
Chamar algo assim de carro é uma brincadeira de mau gosto. Era um foguete maquinado para destruir recordes automotivos. Quem o guiou ainda fala dele. E a conversa começa com um “você não faz ideia…”
Bem, é assim que descrevo seu novo carro, o Venom GT visto aqui em um amarelo brilhante, para meus amigos ligados em carro. VOCÊ NÃO FAZ IDEIA. E é bem preciso. É praticamente impossível descrever o Venom GT. Os números fornecidos pela Hennessey ajudam um pouco: 1.218 kg com fluídos, 1.217 cavalos, e um tempo de 0 a 320 km/h ainda mais insano: 15,9 segundos. A última frase precisa ser repetida:
0 a 320 km/h em 15,9 segundos.

Veja o vídeo em que ando no carro durante a subida. Depois repare em meus olhos… não é bem medo, é mais algo como um “como isso é possível?” Será que é isso que os pilotos sentem na primeira vez em que alguém os deixa pilotar um carro de Fórmula 1? Não tenho como saber, mas o Hennessey Venom GT parece que é a coisa mais rápida depois de um carro da F1.
Para ser sincero ainda não encontrei nenhum carro de rua que pode fazer curvas e deixá-lo para trás. Essa coisa não só é rápida, como as curvas parecem ser sua amiga – não um passatempo até o próximo retão. O carro tem toneladas de aderência. Sua suspensão traseira é super atenciosa, o que é surpreendente considerando quanta potência ela precisa entregar ao chão.
E a parte realmente chocante – eu estava no carro enquanto John manobrava o carro em um paddock forrado, sem maiores dificuldades. John Heinricy conversava comigo enquanto fazia tudo isso, totalmente despreocupado com a embreagem ou todas as pessoas ao redor do carro. Para você ter uma ideia do quão civilizado é o carro.
Não sei ao certo o que tem ali dentro, mas de alguma maneira a embreagem adestra 1.200 cavalos furiosos e permite que você ande por aí como se estivesse em uma BMW Série 3 manual.

Você pode elevar a frente do carro com o apertar de um botão para passar por pisos desagradáveis, o que é algo bom já que se eu tivesse um desses carros, o usaria POR TODA PARTE. Pra padoca. No cinema. Até para as compras. Quem precisa de passageiro quando se tem 1.200 cavalos atrás do banco?
Então, de volta à velocidade. Inacreditável. Veja o vídeo novamente. Eu acordei no meio da noite pensando na velocidade.
Como seria levar isso para as 24 horas de Nürburgring e fazer uma visitinha a Porsche e BMW? É rápido demais para eles. E nossos amigos na Bugatti devem ter pensado a mesma coisa.

Então estamos no maior playground automotivo do mundo. O Goodwood Festival of Speed. E o garoto do outro lado do parquinho é o Bugatti Veyron SS. Então o que foi que fizemos? Nós nos enfileiramos logo atrás do Bugatti na linha de largada para a subida de montanha do evento com John Heinricy ao volante. Quatro títulos profissionais no automobilismo, 11 títulos nacionais da SCCA, um trio de recordes mundiais de velocidade da FIA (imagine ter isso no currículo), e a razão pela qual muitos dos carros da GM são tão rápidos na pista – ele os preparou para a General Motors.
Se você ficou curioso, aqui está Heinricy largando do final do pelotão em uma prova da SCCA T1.
Será que foi justo? Eu acho. John Heinricy é um cara comum que cresceu em Dakota do Sul, mas acontece que ele é rápido, muito rápido. John Hennessey é outro cara comum do Missouri que sabe como construir carros rápidos, bem, muitos carros rápidos. Quase tudo em sua empresa parece estar disponível em uma versão com 1.000 cavalos. É só marcar o campo “1.000 hp” em um formulário, não muito diferente de pedir para instalarem um GPS.
Mas ele está no negócio há algum tempo e é realmente bom no que faz. Por outro lado, estamos atrás de um Bugatti. Eles competem desde antes de qualquer um de nossos parentes vivos nascer (em 1909, um Bugatti terminou em segundo em um Grande Prêmio francês; mais de 100 anos de evolução automotiva nas pistas). Você pode imaginar que eles podem contra um pequeno carro dos Estados Unidos construído em uma cidade do Texas famosa como a cidade natal de uma empresa de colchões. Então o que foi que acontece? Será que alcançamos o Bugatti durante a subida apesar dos 30 segundos de intervalo de partida?
Não pudemos descobrir.

O Bugatti resmungou na largada e encostou para que nós o passássemos. COMO ASSIM? Sério? UAU! Nós encaramos o maior encrenqueiro do playground, e ele fugiu do confronto. Posso apostar que alguns dos caras da Bugatti estavam de olho na Hennessey e sabiam exatamente o que havia alinhado logo atrás deles.
Eles sabiam que tinham um problema. Melhor admitir a derrota que deixar o mundo automotivo do Reino Unido vê-los perder de camarote. Tenho certeza que a Bugatti dirá que são cavalheiros e não se envolvem em disputas de rua, mas esta não era uma rua. Era uma subida de montanha com alguns dos melhores superesportivos do planeta. Não se preocupe Bugatti, a Hennessey vai encontrá-los, ou pelo menos um de seus carros para um embate de verdade no futuro próximo.
Então como foi o Venom GT durante a subida? Legal, rápido, mas também extremamente normal. Eu provavelmente poderia tê-lo pilotado quase tão rápido em minha primeira vez. A potência vem de forma suave e, no banco do passageiro, parece fácil de domar. É possível que Heinricy seja excepcionalmente bom, mas é muito mais do que isso. A Hennessey construiu um carro incrível.
Uma espiada na suspensão traseira lembra que o carro carrega uma potência imensa. Fiquei ali olhando por um bom tempo. Não podia entender como um carro poderia produzir tanta potência e não ter as rodas saltando, como parece acontecer com carros de rua preparados ao extremo.
Eu sei que a diferença é que o Venom GT foi construído para lidar com toda essa potência, mas ela chega aos pneus de forma suave. Eu podia sentir os pneus começando a escapar, mas Heinricy só precisou dosar um pouco o pedal e seguimos acelerando.

Outra coisa que é difícil de acreditar é o quão silencioso o interior do carro é. Claro, podia ouvir o carro dando a partida do outro lado do estacionamento, mas eu também conseguia ouvir Heinricy através do capacete enquanto acelerávamos pela pista. Foi feito para as ruas.
Ah, esqueci de falar. Há um computador no painel que permite alterar os ajustes de potência. Nós estávamos usando apenas 1.000 cavalos. Havia outros 200 escondidos ali, só esperando o seu comando. Só precisava apertar o botão e eles estavam às suas ordens, assim como o processo de compra no site da Hennessey. Bom, mais ou menos, já que é um pouco caro. Mas isso é bom. Se eu achasse que poderia bancar um, teria vendido tudo o que tenho para guiá-lo.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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