13 de jul. de 2011

Esta traquitana pode te evitar uma bela dor de cabeça



Comprar rodas e pneus maiores que os originais para um carro sempre foi um parto, com um leve tempero de loteria. Como descobrir se o conjunto não irá raspar nos para-lamas ou no fundo da caixa de roda? Será que você usou o back spacing (distância da borda interna do aro à face também interna da roda) que maximiza o uso do espaço?
Será que um pneu levemente menor não teria feito sua vida muito mais fácil?
Seus problemas acabaram! Com o WheelRite
Tabajara
da Percy’s High Performance, você consegue aferir todas as medidas necessárias, sem correr o risco de torrar uma bala em pneus e rodas, apenas para descobrir que elas destruirão seus para-lamas.

O equipamento custa apenas 70 dólares na Summit Racing, e é bem simples e funcional. Trata-se de um aparato plástico, com uma calotinha que se encaixa em diferentes padrões de furação. Dela, saem dois braços basculantes: o primeiro permite você calcular o diâmetro da roda e o diâmetro total do pneu; o segundo, o back spacing das rodas e a largura do pneu. Você encaixa a calotinha no cubo do disco do freio, e gira o WheelRite para descobrir se ele não irá raspar em algum lugar – com o cuidado de ter levantado o carro com o macaco apoiado no braço da suspensão, para que simule a altura correta do automóvel. Nas dianteiras, não esqueça de girar o WheelRite não apenas em linha reta, mas também esterçado para os dois lados.
Elementar e essencial, não? No vídeo, vocês vêem ele sendo usado na prática. Além disso, Kevin Oeste, apresentador do V8 TV, dá algumas dicas importantes, que listei abaixo do clipe:

1) Backspacing é a distância entre face da roda que está em contato com o cubo do disco, e a borda interna do aro (anel). Com pouco backspacing, a roda fica “cuspida para fora” no carro, tendendo a pegar no paralama. Com backspacing demais, a roda pode raspar lá dentro da caixa de roda.
2) Para aferir a largura da roda (3:08 do vídeo), meça a distância interna, ou seja, sem contar as bordas do aro. Nada de apoiar a trena na bordinha da roda!
3) Para calcular o diâmetro (3:28), a lógica permanece: ignore as bordas do aro, não as use para apoiar a trena. Meça o diâmetro sem contar as bordas.
4) Para calcular o backspacing (3:45), apoie o zero da trena na face interna (que fica em contato com o cubo do disco do freio), e use uma régua apoiada na borda da roda como um indicador da distância aferida pela trena.
5) Para aferir o padrão de furação da roda (4:05), meça a distância da borda externa de um furo, até o meio do furo do lado diametralmente oposto; e claro, conte quantos furos há na roda. Há modelos com três, quatro, cinco, seis ou mais furos.
6) PNEUS (5:08): as medidas demonstram a largura da área de contato com o solo, a altura (espessura dos ombros, o perfil) em % da largura, e o raio interno. Sobre a largura, algo MUITO importante: este dado não aponta a largura total, e sim, a área que irá tocar efetivamente o solo. Existem pneus com estrutura mais abaulada, então entre dois pneus de medidas iguais, mas de marcas diferentes, podem raspar ou não no seu carro. Por isso, ao calcular a largura com o WheelRite, considere uma folga. Resumo: um pneu 255/50 R18 possui largura da área de contato com o solo de 255 milímetros, a sua lateral terá 127,5 milímetros de altura (50% de 255), e deve ser instalado em uma roda de 18 polegadas.
7)  Fora isso, os pneus possuem um código de velocidade máxima suportada, relacionados à resistência da carcaça e à capacidade térmica do composto e da carcaça. Não faça a bobagem de ultrapassar o limite dos pneus: um estouro, e você poderá acessar o Jalopnik do computador de São Pedro…

8) Nunca é demais prevenir, por isso não deixe de conferir também o código de carga suportada por cada pneu. Para isso, você precisaria saber a distribuição de peso do seu carro. Na pior das hipóteses, o eixo mais pesado carregará 60% da massa total do carro, ou seja, cada pneu fica com 30%. Ambos os códigos estão no mesmo local que aponta as medidas, na lateral do pneu.


Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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