27 de jul. de 2011

Primeiras impressões: Mitsubishi i-Miev

vaga carro elétrico shopping iguatemi (Foto: Alexandre Nascimento/G1)
Limitados à autonomia das baterias, os carros elétricos começam a chegar às ruas de grandes centros urbanos de todo o mundo como a alternativa ecológica e econômica para ir ao trabalho, fazer compras, sair à noite ou qualquer outra atividade que a pessoa consiga fazer em um percurso de cerca de 160 km.

O Mistubishi i-Miev, o primeiro modelo elétrico produzido por uma grande montadora em larga escala, não foge dessa lógica, mas traz uma proposta que ainda foi pouco explorada por seus concorrentes: as pequenas, porém confortáveis medidas, combinadas a um valente torque.
Diferentemente de seu principal concorrente mundial na categoria elétricos, o Nissan Leaf (ainda não vendido no Brasil), o modelo da Mitsubishi não visa acabamento elegante ou imitar um carro “normal”. A ideia é trazer o conceito já explorado pelo mini Smart Fortwo, mas sem poluir e com maior espaço interno — com 2,55 m de entreeixos, o modelo japonês tem capacidade para acomodar quatro pessoas confortavelmente.
Outra característica do carrinho é a economia no consumo de eletricidade. De acordo com a fabricante, em média, uma pessoa gastaria R$ 0,03 centavos para rodar um quilômetro com o carro, enquanto que, com um modelo abastecido com etanol, iria gastar R$ 0,20 por quilômetro.
concorrentes mitsubishi i-miev VALE ESTA 2 (Foto: Arte G1)
A Mitsubishi afirma que, dependendo da forma de condução e da distância percorrida por dia, a bateria aguenta até uma semana. Isso porque o carro aproveita a energia liberada durante as frenagens para recarregar as baterias. Basta tirar o pé do acelerador para o sistema inverter e o motor elétrico virar um “gerador”.

Nas ruas de São Paulo
Para avaliar o comportamento do carro em uma situação real de cotidiano em um grande centro urbano, o G1 experimentou o i-Miev pelas ruas de São Paulo, em um percurso que inclui a passagem pela Marginal Pinheiros e por um shopping, para recarga. O passeio foi feito bem na hora do almoço, quando o anda-e-para se intensifica, justamente para testar as habilidades urbanas do modelo.
Para um carro de cidade, o motor elétrico do i-Miev tem um bom desempenho, são 64 cavalos de potência. Mas o que mais chama a atenção é o torque, 18,4 kgfm. É uma força que deixa bem esperto um carrinho que pesa 1.100 kg. A agilidade é suficiente para fazer ultrapassagens ou retomar a rotação tranquilamente. Na Marginal Pinheiros, por exemplo, foi possível acompanhar os veículos “normais” sem nenhuma dificuldade.
Bem diferente por se tratar de um hatch médio, o Leaf tem 107 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Porém, os dois modelos possuem a mesma autonomia, de 160 km. A energia para o motor do i-Miev é gerada por 88 células de íon-lítio conectadas em série. Já o Leaf tem bateria de íon-lítio com 48 módulos compactos.
Nas curvas o carro se mostra bem estável, e as próprias baterias colaboram para isso, afinal, são 220 kg a mais no assoalho do carro. Isso deixa o centro de gravidade mais baixo e faz o compacto “colar” no chão.
Marchas simples
Ao comparar i-Miev e Leaf, nota-se a grande diferença nos comandos. O i-Miev é muito mais simples, mas menos “divertido”. Tem um câmbio mecânico, mas que não exige embreagem, já que o motor elétrico tem torque direto e não precisa do escalonamento de marchas. Além disso, quando a ré é acionada, o motor gira para o lado oposto.
Assim, tirando a ré, o câmbio se resume a quatro comandos: “D”, para direção normal proporcionada pelo menor nível de regeneração de energia; “C” (Economy), para o torque ficar restrito e a regeneração da bateria ser média – ideal para usar no para e acelera do trânsito —; e “B”, para o uso em descida de serras, quando o torque e a regeneração da bateria chegam ao máximo. As trocas são feitas como se fosse um câmbio automático.
mitsubishi i-miev câmbio (Foto: Divulgação)
Câmbio do i-miev é menos 'divertido' que o
do Leaf (Foto: Divulgação)
No caso do Leaf, no lugar da manopla do câmbio está uma alavanca que parece um joystick de videogame. Os comandos são o “D”, para dirigir normalmente; “ECO”, quando o carro calcula melhor o uso energético das baterias; “N”, modo neutro, ativado ao segurar à esquerda a alavanca.
No caso da marcha à ré, é preciso jogar a manopla para a esquerda e movimentá-la para cima. Para desengatar, basta apertar o botão “P” localizado no centro da manopla. O freio de mão também é acionado por meio de um botão, enquanto que no i-Miev é uma alavanca normal.
Ao estacionar e recarregar
O elétrico da Mitsubishi tem dimensões ideais para estacionar. Balizas são feitas sem nenhuma dificuldade e vagas pequenas não viram grandes desafios para o motorista. Talvez seja por isso que a fabricante não colocou sensores de estacionamento de série no carro, muito menos câmera traseira — itens de fábrica no mais requintado e maior Leaf. O i-Miev conta ainda com um excelente raio de giro, de 4,5 m, o que torna a “brincadeira” de conduzir este carro muito mais fácil.
mitsubishi i-miev (Foto: G1/Divulgação)
Shopping em SP tem vaga que permite recarregar carros elétricos (Foto: G1/Divulgação)
A recarga também é feita de maneira simples. O G1 testou o dispositivo no único shopping em São Paulo com vaga específica para a recarga de carros elétricos. O procedimento é simples e seguro. O cabo para abastecer o carro fica no pequeno porta-malas e não é pesado. Então, é só fazer a conexão do veículo na tomada.
Se, na volta, o motorista se esquecer de desconectar o cabo e tentar ligar o motor, o carro simplesmente não vai funcionar.
O i-MiEV possui duas formas de recargas de baterias. De um lado fica o plug voltado para tomadas convencionais de 110 V ou 220 V; e do outro, há uma entrada especial para os quick chargers, centrais que podem estar distribuídas em centro comerciais, exigindo apenas 30 minutos para carregar 80% da bateria do veículo (e que não existem no Brasil, por enquanto). No Leaf as entradas ficam sob uma portinha localizada no capô do carro. De forma geral, conduzir o 'futuro próximo' da mobilidade, independentemente de marcas, é uma experiência memorável para qualquer um.
mitsubishi i-miev (Foto: Divulgação)
Compacto se destaca por economia de energia  (Foto: Divulgação)

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

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