14 de jul. de 2011

Os testes mais raros e obscuros da F-1



Você tem manias de colecionar algo? Muitas pessoas tem hobbys deste estilo, e eu tenho um, que é, de certa forma, inusitado. Colecionar fotos de Fórmula 1. Bizarro? Não sei, mas ter um arquivo com quase um terabyte de fotos tem suas vantagens.
No post de hoje mostrarei um top 10 [parte 1] com as fotos de testes mais raras que tenho. Embarquem nessa.

O que fazia Mika Häkkinen na Footwork?

O recém-chegado piloto da McLaren foi o incumbido de testar o funcionamento das novas suspensões ativas da TAG Electronics que a equipe Footwork comprou e que eram as do mesmo modelo do time de Woking. Os testes aconteceram entre os dias 16 e 17 de junho de 1993 na pista de Silverstone.
O que fazia Fulvio Maria Ballabio na Spirit?

Troquei alguns e-mails com esse milionário. Com seu ballabês (inglês, italiano e espanhol), me explicou como foi o teste que teve com a equipe Spirit no Rio de Janeiro no início de 1984. Seu pai era dono da Mondadori (detentora dos direitos de publicação das revistas de Walt Disney na Itália), por isso o cômico patrocínio do Mickey e do Pateta na carenagem. Reclamão, me contou que houve um complô para não entrar não Fórmula 1 e blá-blá-blá. Emerson Fittipaldi também testou esse carro no Rio. Fulvio chegou a fazer mais testes, mas nunca, de fato, namorou uma vaga.
O que fazia David Coulthard na Benetton?

Em 1990 o jovem escocês já tinha testado pela McLaren, como prêmio de jovem promessa britânica, mas foi em 1992, mais precisamente em dezembro (Silverstone), que foi convidado a fazer seu primeiro teste na Fórmula 1. Mas não é que Coulthard quase não anda!? O até então piloto de F3000 Giovanni Bonanno, que também testava pela Benetton destruiu o carro antes de David andar, o que atrasou seu debut na equipe em alguns dias.
O que fazia Thomas Danielsson na Rial?

Então promessa do automobilismo, uma doença quase ceifou seu sonho de correr. Um problema na visão impedia que enxergasse o mundo com profundidade, ou seja, era como visse tudo em 2-D. A Fisa chegou até a suspender sua superlicença por isso, mas o sueco entrou na justiça e ganhou a causa. Sua única oportunidade de pilotar um Fórmula 1 foi em 1989, quando foi convidado a dar algumas voltas pela Rial na clássica Hockenheim.
O que fazia Csaba Kesjár na Zakspeed?

‘Csaba quem?’ Para quem não conhece, eu o apresento: Késjar, um dos maiores pilotos por trás da cortina de ferro. Multicampeão nas categorias de base, mostrou muita gana quando foi corria pela Fórmula Eastern. Chamado para disputar a F3 alemã, mostra ótimos desempenhos e ganha um teste pela equipe de Erich Zakowski no quintal de casa (1987 em Hungaroring). Tragicamente sua carreira foi interrompida após um gravíssimo acidente em Norisring, onde veio a falecer.
O que fazia Didier Pironi na AGS?

Após se estropiar na traseira de Alain Prost em Hockenheim 1982, Pironi ficou muitos anos afastados das pistas. Recuperado, ainda tinha o sonho de voltar a correr. A AGS (1986 em Paul Ricard) foi a primeira equipe que deu esta oportunidade ao provável campeão da temporada de 1982. Pironi testou, mas o carro não agradou. Tentou a Ligier ainda, sem muito sucesso. Preferiu andar no mar, com lanchas esportivas, mas a decisão não foi a certa. Pironi viria falecer em um grave acidente em 1987.
O que fazia Keke Rosberg na Kojima?

Após cravar a volta mais rápida no GP do Japão de 1976, a Kojima, de equipe que só corria a prova caseira, passou a querer disputar um campeonato inteiro em 1978. Keke Rosberg chegou a ser chamado para testar o carro em Fuji 1977. Deu muito pitacos interessantes e fez melhorias, mas o projeto não foi para a frente, ainda mais quando o GP japonês foi cancelado, só retornando dez anos depois.
O que fazia Mike Thackwell na Williams?

Essa até que não é tão rara, pois Thackwell era um dos pilotos de testes oficiais da equipe, mas o local que este aconteceu que é interessante. A Williams, assim como a Lotus e Ligier, foi até Daytona para testar novos compostos dos pneus Goodyear. Utilizam a pista mista, que pegava uma parte do oval do circuito. Mike hoje é um surfista que fica fumando maconha o dia inteiro e odeia Fórmula 1.
O que fazia John Watson na Toleman?

Se fosse mais bem organizada, a Toleman em 1985 iria dar um trabalho imenso por conta do bom chassi que tinha, mas sem pneus para correr, mofou por muito tempo antes de estrear. Stefan Johansson e John Watson foram os que testaram os pneus Avon, Goodyear, Michelin entre outros, para, depois da “desistência” da Spirit na terceira prova do ano, finalmente conseguir estrear. A falta de pneus dos fornecedores era algo crônico.
O que fazia Mark Thatcher na Williams?

Esse sobrenome não é desconhecido, não é mesmo? E se você apostou na dama de ferro inglesa, acertou. Mark é um dos filhos de Margaret Thatcher. Entusiasta do esporte a motor e com grana para dar e vender, “comprou” este teste na equipe Williams em 1983. Mas tudo foi ofuscado depois de uma experiência de quase morte que teve em 1982, quando se perdeu no meio do deserto durante o Dakar de 1982 e só foi encontrado dias depois pelo exército argelino.

Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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