14 de jul. de 2011

Escape causou incêndio no carro de Tuka Rocha

Carro Tuka Rocha 2, 619x464. Foto: Miguel Costa Jr./RF1/Divulgação
Carro Tuka Rocha pegou fogo durante prova em Jacarepaguá
Foto: Miguel Costa Jr./RF1/Divulgação
A JL Racing, empresa que faz os carros da Stock Car, deu seu primeiro parecer para o caso do incêndio do carro de Tuka Rocha, na última etapa da categoria em Jacarepaguá. O fogo iniciou-se pelo escapamento após entrar em contato com o material de absorção de impacto da lateral do carro.

"Após vários estudos de imagens de TV, fotos e no carro de Tuka Rocha, concluímos que o fogo começou na fibra externa onde é colocado o material especial de absorção de impactos laterais. O indício é que o escapamento colocou fogo na peça, como pôde ser observado em uma das imagens capturadas da transmissão de TV", disse Zequinha Giaffone, diretor da JL.
Além da perícia no carro de Tuka e da análise de imagens da corrida, os técnicos da JL fizeram novas simulações com os mesmos materiais do local onde começou o incêndio. A intensidade do fogo e a cor da fumaça foram idênticas aos do acidente na simulação feita com fogo controlado e ventiladores industriais, como explicou Giaffone.
"Fizemos testes separadamente ateando fogo no material de absorção e ele não incendiou daquela maneira. O mesmo ocorreu com as partes de fibra com tratamento anti-chamas, mostrando que são eficientes de forma isolada. Ou seja, elas só são inflamáveis se expostas ao fogo sob uma convergência de fatores, como ângulo do vento e posicionamento das peças de fibra ao seu redor. Porém, mesmo sendo um caso isolado, não queremos correr riscos e vamos trocar o material", disse.
Como a próxima prova da categoria (Corrida do Milhão em Interlagos) é somente dia 7 de agosto, mudanças já serão feita nos carros para evitar que os problemas voltem a acontecer.
"As mudanças são a substituição do material de absorção de impacto lateral; remoção da entrada de ar do teto, troca do material do visor da parede corta-fogo, vedação completa da parede corta fogo-traseira, tratamento anti-chamas de novos componentes em locais que serão orientados pelo fabricante e serão vistoriados pela CBA; e substituição da mangueira na saída do respiro do tanque até a parede corta fogo por um tubo de alumínio", informou Zequinha.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

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