4 de jun. de 2011

Unimog completa 60 anos de luta



Há exatos 60 anos a Mercedes-Benz iniciava a produção do “Universal-Motor-Gerät” na cidade alemã de Gaggenau. Desde então, o invencível Unimog deixou de ser uma máquina agrícola para tornar-se o veículo de trabalho mais versátil e radical já visto, usado em fazendas, guerras, operações de limpeza e outras finalidades que ainda não descobrimos.

O Unimog nasceu na Alemanha do pós-guerra para ser um veículo versátil. Desenvolvido para atividades agrícolas, ele tinha entre-eixos curto, tomadas de força para mover implementos auxiliares, e também capacidade para rodar em velocidade compatível com as estradas e transportar passageiros.

Devido à sua proposta rural, foi projetado com características ideais para o trabalho fora de estrada.  A altura livre em relação ao solo e o chassi flexível integrado à suspensão fazem com que ele não seja tão adequado ao transporte de carga pesada quanto um caminhão comum, mas quando se fala em sair da estrada e realizar o trabalho mais sujo e pesado, esqueça Humvees, Jeeps, tanques e monstros de lata obscuros. Você precisa de um Unimog.

O conjunto mecânico extremamente robusto combina eixos tipo portal, curso de suspensão de até 30 graus – que mantém as quatro rodas no chão mesmo em situações extremas – diferenciais blocantes e um torque (112 kgfm nas últimas versões) capaz de girar a Terra ao contário, se for preciso. Com essa capacidade, ele adquiriu uma reputação de veículo multiuso indestrutível e  conquistou compradores e usuários que ao longo dos anos formaram uma legião de fãs, admiradores e colecionadores.
Hoje os Unimogs são usados por aeroportos, grandes produtores agrícolas, dezenas de forças armadas, equipes de salvamento, equipes de rali… ganhou até uma versão equipada pelos maníacos da Brabus.

Nesse caso, todas as peças de plástico robusto foram substituídas por fibra de carbono e o interior foi recheado de comodidades encontradas nos sedãs de luxo da marca, como a central multimídia da Classe S. De dentro da cabine, é possível até controlar a pressão dos enormes pneus.

Para comemorar o aniversário desta lenda viva, a Mercedes publicou um convite aberto a todos os fãs e proprietários, para o evento que será realizado hoje, dia 4 de junho na atual unidade de produção dos Unimogs em Wörth. Infelizmente não temos tempo para chegar na festa. Ao menos se eu tivesse um Unimog para girar a Terra ao contrário…

Fonte:www.jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: