Unidade industrial da marca sueca em Curitiba produzirá em 2012 o primeiro veículo com motorização diesel e elétrica "made in Brazil"
por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Gotemburgo/Suécia - O presidente Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta, confirmou que a unidade industrial na capital paranaense venceu a concorrência interna com as fábricas da Volvo no México e na Índia e será a primeira da marca fora da Europa a produzir veículos híbridos. Atualmente, os híbridos Volvo são produzidos conjuntamente por duas plantas - a de Boros, a 80 quilômetros de Gotemburgo, e a de Wroclaw, na Polônia.
As primeiras unidades de pré-produção de chassis de ônibus com motorização diesel e elétrica sairão das linhas de montagem da Cidade Industrial de Curitiba já no segundo semestre de 2012 - deverão ser produzidas nessa fase pelo menos 80 unidades. "Para 2013, a previsão é produzir cerca de 100 chassis de ônibus híbridos mensais", adiantou Pimenta, da Volvo. Os chassis de ônibus da Volvo serão os primeiros veículos híbridos produzidos no Brasil - os únicos atualmente disponíveis no mercado nacional são versões dos sedãs Mercedes S400 e Ford Fusion com motorização a gasolina e elétrica, importadas respectivamente da Alemanha e do México.
As primeiras unidades de pré-produção de chassis de ônibus com motorização diesel e elétrica sairão das linhas de montagem da Cidade Industrial de Curitiba já no segundo semestre de 2012 - deverão ser produzidas nessa fase pelo menos 80 unidades. "Para 2013, a previsão é produzir cerca de 100 chassis de ônibus híbridos mensais", adiantou Pimenta, da Volvo. Os chassis de ônibus da Volvo serão os primeiros veículos híbridos produzidos no Brasil - os únicos atualmente disponíveis no mercado nacional são versões dos sedãs Mercedes S400 e Ford Fusion com motorização a gasolina e elétrica, importadas respectivamente da Alemanha e do México.
Algumas unidades de ônibus 7700 Hybrid da Volvo produzidas na Suécia foram recentemente exibidas e testadas em eventos nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O modelo fabricado na capital paranaense com motorização diesel e elétrica será um chassi padrão 4X2 Urbano de 12 metros e sua versão extendida de 13,2 m. A Volvo do Brasil tem a intenção de posteriormente produzir também chassis de ônibus híbridos articulados e biarticulados, mas a produção desses modelos na fábrica de Curitiba ainda nãop foi decidida.
A primeira encomenda de 60 unidades já foi autorizada pela prefeitura de Curitiba. Em visita à matriz da Volvo na cidade sueca de Gotemburgo, durante um encontro com o presidente mundial da Volvo Bus, Hakan Karlsson, o prefeito da capital paranaense, Luciano Ducci, anunciou que esses 60 ônibus serão usados nas linhas urbanas radiais de BRT, o sistema organizado de transporte coletivo urbano - os chamados "ligeirinhos". O investimento das empresas de transporte público paranaenses na aquisição desse primeiro lote de ônibus híbridos da Volvo é estimado em R$ 25 milhões.
A Volvo informou que o investimento inicial na produção dos ônibus híbridos no Brasil será de US$ 8,8 milhões. Mas, com a aguardada expansão da linha para produzir também modelos híbridos articulados e biarticulados, o total investido deve ultrapassar os US$ 25 milhões. A empresa já iniciou a contratação de engenheiros e técnicos na capital paranaense. Os chassis de ônibus híbridos fabricados em Curitiba irão abastecer os mercados do Brasil e de toda a América Latina.
Segundo a Volvo Bus Latin America, o índice de nacionalização das primeiras unidades será de pelo menos 60%. A previsão é que as baterias dos chassis de ônibus híbridos brasileiros sejam importadas da China. "A tecnologia da Volvo Bus é revolucionária, e permite uma economia de diesel de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%. Além disso, traz outro grande benefício: o ônibus da Volvo emite muito menos ruídos que os veículos convencionais", afirmou Luis Carlos Pimenta, da Volvo Bus.
O ônibus híbrido da Volvo tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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