4 de jun. de 2011

Mustang: a história de um quase cinqüentão (Parte 1)



Em 17 de abril de 1964, Henry Ford II apresentou ao mundo o modelo que se tornaria um dos mais queridos pelos fãs de carros potentes: o Ford Mustang. A estreia ocorreu durante a World’s Fair, realizada em Flushing Meadows, Nova York – sim, há 47 anos. Na época, a ideia de Henry Ford II era de que o Mustang pudesse ser o “Thunderbird do trabalhador”, pois o próprio Thunderbird figurava na categoria dos carros de luxo. Vamos contar esta história aqui em duas partes. Acompanhe!
Embora o Mustang ostentasse um cavalo selvagem na grade dianteira, a inspiração para o nome veio de um avião usado durante a Segunda Guerra Mundial. John Najjar, executivo de estilo da Ford nos Estados Unidos, era fanático pelo caça P-51 Mustang e, por isso, o carro acabou ganhando o nome e o símbolo que mantém até hoje.
O capô alongado, a traseira curta, as entradas de ar próximas às rodas traseiras e as linhas retas davam ao primeiro Mustang uma aparência imponente. Tanta elegância rendeu ao modelo o prêmio “Tiffany Award for Excellence in American Design”, concedido pela famosa Tiffany & Co. Foi a primeira vez que a joalheria norte-americana premiou um carro com a medalha de ouro. Publicamos um vídeo sobre esta premiação ao final deste post. Não deixe de conferir!
No dia do lançamento, 22 mil unidades do Mustang foram vendidas nas concessionárias Ford espalhadas pelos Estados Unidos. O visual, o desempenho e o preço do modelo — US$ 2.368 o cupê e US$ 2.614 a versão conversível — conquistaram de vez o público para uma nova categoria de veículo: a dos “pony cars”.
Inspirada pelo lançamento do Mustang, a expressão “pony car” passou a ser usada para classificar carros compactos de preço acessível, visual diferenciado e performance esportiva.
O Mustang começou sua saga vitoriosa nas pistas corridas. No segundo semestre de 1962, um protótipo do Mustang foi apresentado no fim de semana do Grande Prêmio de Fórmula 1 dos Estados Unidos. O público presente no autódromo pôde acompanhar o desempenho do carro pilotado por Dan Gurney.
Um mês antes do lançamento oficial, outro Mustang foi usado como pace car da Indianápolis 500. Ainda em 1964, o modelo chegou em primeiro e segundo lugares de sua categoria no rali internacional Tour de France.
Até dezembro de 1964, foram vendidas mais de 400 mil unidades do modelo. Em março de 1966, a Ford bateu a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas. Nos últimos 47 anos, mais de 9 milhões de Mustangs foram vendidos no mundo.
Assista ao vídeo sobre a premiação da Tiffany & Co concedido à Ford pelo design do Mustang. Pura nostalgia.

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: