3 de jun. de 2011

Conceitos perdidos: Audi Avus Quattro



Se alguém lhe mostrasse a foto acima e dissesse que se trata de uma nova versão do Audi R8, você acharia muito absurdo? Certamente alguns diriam “não, tá legal!”. Mas não é o caso. Esta obra de alumínio e motor W12 chamada Avus Quattro está prestes a completar impressionantes vinte anos de idade.

Lá pelo distante 1991, a Audi já era sinônimo de mecânica avançada, com tração integral e um belo legado nas provas de rali. Seu design característico, porém, continuava bastante quadradão e conservador. Para marcar o início da investida de Ingolstadt rumo aos superesportivos luxuosos, era preciso um conceito achapante.

O Avus Quattro foi batizado em homenagem ao lendário circuito de Avus, em Berlin, palco de algumas das corridas mais insanas da história, quando as flechas de prata  da Mercedes e da Auto Union se arriscavam a mais de 300 km/h numa curva de 43º de inclinação sem barreiras, apropriadamente chamada de “rampa da morte”.
O concept car apresentado no Salão de Frankfurt de 1991 era um supercarro estilizado, todo feito de alumínio, com o cockpit deslocado para a frente e motor central, atrás dos passageiros – como nos Auto Union Type C.

Foi designado para possuir a emblemática tração integral Quattro, e uma configuração de motor que até então só a Napier e algumas equipes de F1 haviam se arriscado a construir: 12 cilindros em W, com três bancadas de quatro cilindros cada.
Este monstruoso W12 teria 6,0 litros, cinco válvulas por cilindros, 509 cavalos de potência e 55,2 kgfm de torque. Pelas estimativas dos engenheiros alemães, seria o suficiente para fazer o aerodinâmico Avus Quattro ir de 0 a 100 km/h em três segundos, com máxima de 339 km/h.

Na hora da apresentação para o público, porém, uma decepção. O motor exibido em Frankfurt era apenas um molde de madeira com acabamento. O grupo VW demoraria alguns anos para finalizar o desenvolvimento de um W12 totalmente funcionante. Demorou, mas conseguiu: a partir de 2001, vários flagships da Audi, Volks e Bentley seriam equipados com essa maravilha mecânica. Sem falar no inacreditável Golf GTI W12.
A ideia de um superesportivo Audi demoraria ainda mais. O R8 só viria ao mundo em 2006, quinze anos após a apresentação do Avus Quattro, e bastante diferente do concept car. Uma coisa, porém, é inegável: poucas marcas no mundo conseguem conservar tão bem sua identidade.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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