21 de jun. de 2011

Chamem o Exorcista: um Road Runner do demônio



Façam macumba, despacho, tomem passe, orem, rezem, praguejem… mas duvido algum de vocês ficar omisso à toda maldade exalada pelos poros deste Plymouth Road Runner’69 Pro Touring. Se o capeta (pé de pato, mangalô, três vezes!) precisasse se um meio de transporte, certamente este seria seu brinquedo no final de semana.

A Plymouth comercializou o modelo em três versões: coupé, hardtop e conversível. O que ilustra esta matéria é um coupé’68 (coluna “B” e vidros traseiros tipo pop-out) e foi adquirido por Brad Riepe por US$ 100,00  (você leu certo, cem dólares…) em 1983. Foi utilizado por algum tempo e em 1999 começou a possessão
demoníaca
quando Brad adquiriu um motor Hemi ProStock apto a correr no NHRA. Foram mais de 11 anos buscando montar um carro equilibrado em curvas e que pudesse despejar toda sua volúpia nas retas sem perder a compostura.

O motor adotado é um HEMI 599″ V8, aspirado até o talo, com três carburadores Holley Dominator Split (de 1050cfm cada), coletor de alumínio, comando .988, taxa de compressão de 14:1 e potência declarada de 1.300cv (não errei nos zeros! É isso mesmo!) que bebe – com muita sede – apenas gasolina de 114 octanas. A suspensão independente foi inteiramente herdada de um Dodge Viper mas utiliza amortecedores do tipo coilover, fourlink na traseira amarradas ao diferencial, agora um Dana 60. A transmissão utiliza um câmbio Richmond de cinco marchas e os freios apresentam discos serrilhados (ventilados na dianteira) de 16”, mordidos por enormes pinças Wilwood de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.


As negras rodas forjadas da Boze modelo Stinger são imensas! Na dianteira utiliza-se enormes 8,5×20” com pneus 235/30-20”, enquanto na traseira Brad vão descomunais 12×22” calçadas em pneus BFGoodrich G-Force T/A de medidas 305/40-22”.



O interior é simples e funcional. Completamente forrado de couro vermelho, exibe um painel de alumínio recheado com mostradores da Auto Meter da linha Pro-Comp Ultra-Lite. O volante é um Grant em alumínio forrado de couro, as pedaleiras são reguláveis e a manopla de câmbio é a clássica Pistol Grip com acabamento em madeira. Uma gaiola de proteção foi montada para segurança em caso de capotamento e também agrega reforço estrutural. Com 1.300cv debaixo do capô é melhor não facilitar o trabalho do diabo.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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