Sistema armazena energia das frenagens e melhora eficiência do carro
A Volvo está desenvolvendo um novo sistema de recuperação de energia cinética semelhante ao Kers usado na Formula 1. O dispositivo usa um volante de inércia para armazenar a energia gerada nas frenagens, e possibilita que o motor a combustão seja desligado assim que o motorista comece a frear o carro.
Uma transmissão especial leva o movimento das rodas ao volante que gira a até 60.000 rotações por minuto e é capaz de entregar energia suficiente para reacelerar o carro e manter velocidades de cruzeiro moderadas. A força gerada pelo sistema é enviada às rodas traseiras, enquanto o motor convencional a combustão move as dianteiras.
Segundo a Volvo, a tecnologia pode reduzir o consumo em até 20%, além de também poder empurrar o carro junto com o motor, dando a um carro com propulsor de quatro cilindros acelerações dignas de motores maiores. O salto na potência pode chegar aos 80 cv quando o sistema é acionado.
Se o desenvolvimento do projeto correr como planejado, o Kers da Volvo pode chegar às ruas em poucos anos. O sistema não carece de tecnologias extras para alimentação do motor, e é altamente adaptável a vários modelos.
A Porsche apresentou um sistema semelhante no conceito 918 Spyder, e já usado no 911 GT3 R Hybrid de corrida. Rumores apontaram que a próxima geração do 911 usaria o mesmo sistema, mas a marca alemã já desmentiu as afirmações.
Uma transmissão especial leva o movimento das rodas ao volante que gira a até 60.000 rotações por minuto e é capaz de entregar energia suficiente para reacelerar o carro e manter velocidades de cruzeiro moderadas. A força gerada pelo sistema é enviada às rodas traseiras, enquanto o motor convencional a combustão move as dianteiras.
Segundo a Volvo, a tecnologia pode reduzir o consumo em até 20%, além de também poder empurrar o carro junto com o motor, dando a um carro com propulsor de quatro cilindros acelerações dignas de motores maiores. O salto na potência pode chegar aos 80 cv quando o sistema é acionado.
Se o desenvolvimento do projeto correr como planejado, o Kers da Volvo pode chegar às ruas em poucos anos. O sistema não carece de tecnologias extras para alimentação do motor, e é altamente adaptável a vários modelos.
A Porsche apresentou um sistema semelhante no conceito 918 Spyder, e já usado no 911 GT3 R Hybrid de corrida. Rumores apontaram que a próxima geração do 911 usaria o mesmo sistema, mas a marca alemã já desmentiu as afirmações.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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