29 de mai. de 2011

Vettel assume escolha de apenas um pit stop: "era nossa única chance"

Vettel completou as 78 voltas nas ruas em Mônaco com pouco mais de 1s de vantagem em relação a Alonso. Foto: AP
Vettel foi beneficiado quando a corrida foi paralisada na 72ª volta por conta de um acidente com Petrov
Foto: AP
A estratégia utilizada por Sebastian Vettel para vencer o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 foi arriscada, mas escolhida pelo próprio piloto durante a prova. Enquanto seus adversários realizaram dois ou três pit stops, o alemão da Red Bull foi aos boxes apenas uma vez, e acabou beneficiado a seis voltas do fim, quando a prova estava sob bandeira vermelha e as equipes puderam trocar os pneus dos carros.

De acordo com Vettel, a decisão de permanecer na pista quando a maioria dos pilotos retornou aos boxes, por volta da metade da corrida, foi tomada por causa da entrada do safety car na pista, após o acidente com o brasileiro Felipe Massa. O alemão estava na liderança da corrida, mas não tinha a possibilidade de abrir vantagem sobre Button, que já havia trocado de pneus duas vezes.
"O safety car saiu e estávamos na liderança, mas ia ser muito difícil de permanecer na frente. É complicado ultrapassar aqui, mas eles tinham mais aderência do que eu. Falei com a equipe e disse que queria ficar na pista porque era nossa única chance de vencer a corrida", afirmou.
Com a decisão, Vettel sustentou-se na ponta durante quase toda a prova, mas não apresentava o mesmo rendimento de Fernando Alonso e Jenson Button, que o pressionavam pela liderança.
O alemão foi beneficiado quando a corrida foi paralisada na 72ª volta por conta de um acidente com o russo Vitaly Petrov, quando Vettel já estava com os mesmos pneus há 56 voltas. Com a possibilidade de trocá-los durante a bandeira vermelha, o alemão não foi mais ameaçado após a relargada e conquistou sua primeira vitória em Mônaco.
"Nós assumimos o risco. Queríamos ganhar e recebemos a recompensa. Estou feliz e é uma honra muito grande. É um dos melhores Grandes Prêmios de todo o ano e com certeza um muito bom de vencer", afirmou o alemão após a vitória que o deixou com 58 pontos de vantagem na liderança do Mundial.
"É fantástico. Foi uma corrida muito longa e um grande caminho até a bandeira quadricul
Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: