31 de mai. de 2011

Vermelho sem parar Por Rafael Lopes

Bandeira vermelha em Mônaco
Vocês pediram e o Voando Baixo aborda o tema. Afinal, as trocas de peças nos carros e de pneus durante a bandeira vernelha do GP de Mônaco foram corretas ou não? Antes de entrar no tema, vale relembrar o que causou a interrupção da prova a seis voltas do fim: um acidente ennvolvendo vários carros nos S da Piscina e que deixou Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov no guard rail.
A ambulância teve de entrar na pista para socorrer o russo da Renault-Lotus, que foi levado ao hospital com dores na perna, mas liberado em seguida. Indiretamente, o principal beneficiado foi o alemão Sebastian Vettel, que só havia feito uma parada nos boxes e lutava contra Fernando Alonso – que fez duas – e Jenson Button – com três pit stops.
As mudanças feitas sob bandeira vermelha acabaram com a disputa pela ponta, que estava bem equilibrada entre Vettel, Alonso e Button. Com os novos pneus, o alemão da RBR conseguiu abrir uma boa vantagem e vencer sem problemas. A polêmica foi levantada, mas o artigo 41.1 do regulamento esportivo da Fórmula 1 permite que as equipes mexam nos carros durante uma interrupção da prova, já que não é imposto o regime de parque fechado. O raciocínio é que não são duas corridas distintas e sim a continuação da mesma. Por isso, o tempo de paralisação pode ter o trabalho das equipes. Eis o trecho do regulamento:
41.4 – Enquanto a corrida está suspensa:
- Podem ser feitos trabalhos nos carros assim que eles pararem no grid ou entrarem nos boxes, mas nenhum desses consertos pode atrapalhar o reinício da corrida.

Depois das explicações, o comentário. Esta é uma regra estúpida. Para mim, não deveria, de maneira alguma, ser permitido mexer nos carros durante a interrupção de uma corrida. Neste caso, concordo plenamente com a postura da Nascar: com bandeira vermelha, os carros param na pista e os pilotos sequer podem sair dos carros. Mesmo os modelos que estão nos boxes não podem ser consertados. É regime de parque fechado. Acho mais justo e proporcionaria uma grande minicorrida no fim do GP de Mônaco.

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

Nenhum comentário: