Adicionar legendaMarcus Vinicius Gasques, de Berlim |
Não é um avião, mas está numa pista de aeroporto. Também não chega a ser um carro como estamos habituados a ver. Se o smart já é pequeno, é mais adequado chamar sua nova versão que está chegando ao mercado de “veículo elétrico”. Sim, porque ele é movido a baterias, e “veículo” é a maneira mais adequada de tratar alguns dos meios de transporte que surgem em um evento como o Challenge Bibendum, que discute mobilidade sustentável na capital alemã até domingo.
Dei uma volta ao volante do simpático carrinho no circuito montado no aeroporto de Tempelhof, que inclui a pista do que já foi o terminal modelo para a aviação comercial de todo o mundo. Equipado com motor elétrico de 41 cavalos, o smart carrega 150 kg em baterias de lítio-ion, o que contribui para limitar sua velocidade máxima a 100 km/h. Mal passei dos 90 km/h no trecho em que foi possível acelerar mais, a pista de pouso e decolagem que você vê na foto, providencialmente “quebrada” por três chicanes.
Segundo a montadora, a autonomia desse smart é de 135 quilômetros, e suas baterias precisam de oito horas para receber carga total. Brincadeira que esse ou qualquer outro carro pudesse sair do chão. Mas, pelo que se viu em Berlim, a indústria automobilística, da Porsche aos mais nanicos e bizarros fabricantes, aposta alto na decolagem do veículo elétrico nos próximos anos.
Fonte: /blogdaautoesporte
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