Ford procura com o New Fiesta hatch sucesso que o sedã não conquistou
por Túlio Moreira
com Hernando Calaza
com Hernando Calaza
Um ano depois de trazer ao Brasil a versão sedã do New Fiesta, a Ford se prepara para começar a vender o modelo com carroceria hatch. O lançamento está previsto para setembro, e deve brigar na faixa de preço dos R$ 45 mil – já que o três volumes custa R$ 50.700 – junto com Volkswagen Polo, Fiat Punto, Honda Fit e Nissan Tiida. A pretensão da Ford é que o hatch conquiste mais consumidores que o sedã, que mantém uma média de vendas de 600 unidades por mês. Enquanto isso, o Honda City vende bem mais: chega a registrar 2800 unidades mensalmente comercializadas.
A ideia da Ford é repetir o bom desempenho do modelo na Europa. No continente europeu, o modelo atingiu o segundo lugar no conceituado prêmio de Carro do Ano da Fundação Car of the Year, em 2009. Na votação, feita por jornalistas especializados de sete países do continente, o New Fiesta perdeu para o Opel Insignia por apenas um ponto.
Uma das principais atrações do novo hatch são as linhas modernas e esportivas, seguidoras do Kinetic Design, o estilo de design adotado pela Ford na segunda metade da década passada. O lançamento é uma evolução do desenho incorporado ao Fiesta em 2004, quando o padrão de contornos ovais parecia saturado e buscava uma nova imagem. O conceito, agora aplicado a todos os produtos globais da marca, é representado principalmente pela grade dianteira em forma de pirâmide truncada, os faróis com pestanas alongadas, o capô com vincos, a linha de cintura acentuada e os para-choques alargados com aros pronunciados. No caso do New Fiesta, esses elementos ajudam a conferir um aspecto fortemente esportivo.
Por dentro, o carro também está disposto a conquistar o consumidor com o ar jovem e esportivo. O painel foi inspirado no formato dos celulares com teclado numérico e controle central que se assemelha a um joystick. A utilização de detalhes metalizados é abundante no painel de instrumentos, no volante e no console central. Uma novidade é o sistema de iluminação por leds, que permite personalizar os mostradores com sete cores diferentes.
Mas a Ford não se preocupou apenas com as aparências. O New Fiesta também aposta alto no quesito segurança. O compacto se destaca por seus sete airbags – frontais, laterais, de cortina e joelho para o motorista –, quantidade incomum no segmento, ABS, controle de tração e controle de estabilidade. Todo esse conjunto fez com que o hatch se tornasse o primeiro carro compacto a alcançar o certificado “Top Safety Pick” do Insurance Institute For Highway Safety (IIHS), o principal instituto de segurança rodoviária dos Estados Unidos. Além disso, nos testes realizados pela EuroNCAP, principal avaliadora de segurança da Europa, o modelo alcançou cinco estrelas – a nota máxima – no quesito de proteção de adultos, quatro estrelas para crianças e três estrelas – entre quatro – para pedestres.
O motor é o mesmo Sigma que já equipa alguns veículos da linha Ford no Brasil, de 1.6 litro. Ele desenvolve 110 cv a 6.250 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.250 rpm com gasolina e 115 cv e 16,21 kgfm com etanol. A análise do conjunto total aponta boas chances de sucesso para o hatch no Brasil, apesar de o lançamento da Ford competir em um dos segmentos mais concorridos do mercado nacional. Por enquanto, o modelo vai ser importado do México, mas é provável que, se o New Fiesta hatch conseguir afastar a má impressão que o sedã deixou no público brasileiro, a Ford mantenha a promessa de produzir na fábrica de Camaçari, na Bahia, a partir de 2013.
Impressões ao dirigir
Ao topo do segmento
Hernando Calaza
Córdoba/Argentina – O New Fiesta hatch é um carro interessante para ser usado no trânsito urbano. Quando o assunto é performance, o modelo oferece uma condução cômoda, proporcionada pelas primeiras marchas curtas que facilitam um deslocamento ágil e preciso. Em lugares com grande quantidade de veículos, as manobras se tornam fáceis graças às dimensões compactas e à resposta eficiente da direção hidráulica, cuja suavidade deixa o compacto bem obediente.
Em rodovias, o comportamento permanece inalterado e bem acertado, mesmo em locais com ventos laterais, graças ao equilibro alcançado entre a aerodinâmica e o jogo de suspensão. Na hora de encarar curvas, abertas ou fechadas, o New Fiesta consegue manter a sensação de controle para o condutor, praticamente sem nenhuma alteração na condução do veículo. Em mudanças de trajeto com transferência de peso, a manutenção do traçado nas rodas traseiras é resultado da suspensão semi-independente, incomum para o segmento. Destaque também para os pneus, que oferecem boa dose de aderência. Debaixo de chuva, o comportamento em asfalto molhado é positivo, com o veículo permanecendo estável, inclusive em situações de aquaplanagem.
O acabamento é condizente com a variante sedã do New Fiesta, já à venda no Brasil. Assim, o estofamento da parte superior do painel é de boa qualidade e está mais próximo do acabamento presente nos veículos médios do que com os outros modelos de seu segmento. O encaixe dos materiais também é bem feito e todo o conjunto se mostra sólido. Mais problemático é o banco traseiro, não muito generoso, especialmente para as cabeças. Esta área fica um pouco apertada, principalmente por conta do caimento do teto.
Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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