13 de mai. de 2011

Qual Comprar? Mitsubishi ASX em questão


“Quero adquirir um veiculo novo no estilo utilitário esportivo, porém, estou com algumas dúvidas. Tenho em mente cinco modelos: Chevrolet Captiva, Hyundai ix35, Kia Sportage e Mitsubishi ASX. Gostaria de comprar a versão top desses carros”, Luiz Henrique da Silva
“Estou querendo trocar de carro e atualmente estou em dúvida por três modelos: Citroën C4 Picasso, Peugeot 3008 e Mitsubishi ASX. Estou inclinado pelo C4 Picasso, mas o câmbio de quatro marchas está me deixando em dúvida. Sabem se estão trazendo o câmbio de seis velocidades para cá?”, Rafael Webber Bock
“Tenho um Kia Soul, e estou querendo trocá-lo por um utilitário esportivo. São quatro opções: VW Tiguan, Kia Sportage, Hyundai ix35 e Mitsubishi ASX, todos automáticos. Gosto do visual do Sportage, porém, o acabamento interior da Kia é lamentável. Testei a versão automática, que sai por R$ 87.900, e acho que por este valor dava para o interior ser melhor, sem tanto plástico, pois com isso sofro no Kia Soul. Faz um ano e meio que o tenho, e já são muitos os “grilinhos”, principalmente no painel.
“Minha irmã comprou um ASX 4×2 automático, e o nível de acabamento da Mitsubishi é muito superior ao da Kia. Só que o ASX peca em alguns detalhes, como a falta de conexão de ipod. Gosto muito da ix35, porém, é o único que ainda não rodei. Tenho acompanhado as vendas dele, e tem emplacado praticamente o dobro dos concorrentes, além da Hyundai ter estabelecido o valor fixo de revisão, que é primordial – uma vez que a Kia está exagerando nos valor das revisões. Agora resta o Tiguan. Gosto muito deste carro, o desempenho impressiona, mas fico na dúvida somente com relação ao visual. O modelo recentemente lançado na Alemanha ficou muito parecido com o SpaceFox, e isso é complicado. Tenho um amigo que tem um Tiguan, e direto ele escuta: esse é o novo SpaceFox? Pagar mais de R$100 mil para ter seu carro confundido com um de R$ 40 mil me deixa desanimado. Gostaria de saber sua opinião”, Robson Zanin
“Quero comprar um utilitário. Estou entre Chevrolet Captiva, Kia Sportage e Mitsubishi ASX. Qual você indica?”, Jair Alfredo Sigrist

Como já comentei algumas vezes aqui no blog sobre os outros carros citados pelos leitores, vou fazer a análise deste post partindo do Mitsubishi ASX, que tive a oportunidade de dirigir hoje. É realmente interessante como, pelo estilo, o ASX consegue atrair público que está de olho em carros familiares e também em utilitários. E o que achei mais curioso é que o ASX não é uma coisa, nem outra.
Explico: pelo porte e dirigibilidade, o ASX está mais para um hatch médio com suspensão elevada (e tração 4×4, no caso das versões mais caras) do que para um utilitário, e menos ainda para um carro familiar. Por isso, no caso do Rafael, o ASX não pode ser levado em conta em termos de espaço e porta-malas se comparado a C4 Picasso e Peugeot 3008. E não há previsão de oferecer o C4 Picasso com câmbio de seis marchas. Nesse caso, o 3008 seria meu escolhido.
Quando comparado aos utilitários, porém, o ASX tem mais encantos. Se a ideia for usá-lo a maior parte do tempo na cidade, o modelo da Mitsubishi leva vantagem pelas dimensões compactas, que facilitam o dia a dia no trânsito e na hora de estacionar. E isso não significa que a cabine seja apertada. Não tem o mesmo espaço de Sportage, ix35 e Captiva, mas ainda assim dois adultos viajam bem no banco de trás. A posição de dirigir também é mais baixa que nos concorrentes, mais próxima de um sedã.
Como bem citou o Robson, um destaque do ASX é o acabamento. Ele usa materiais de toque macio no painel e laterais de porta, além de ter o volante ajustável em altura e profundidade (apenas em altura nos rivais). Mas o melhor é que, novamente pela carroceria compacta, o ASX consegue um bom compromisso de conforto com uma estabilidade não acompanhada pelos demais. Fora isso, ele vem com borboletas no volante (na versão automática CVT, que simula seis marchas no modo manual) que deixam a condução mais divertida.
Já o desempenho (motor 2.0 16V de 160 cv e câmbio CVT) fica na média de ix35 e Sportage, ou seja, vai bem depois que embala mas se ressente de força em baixas rotações. Nesse aspecto, o Captiva (2.4) e o Tiguan (2.0 turbo) são melhores. Aliás, o Tiguan seria minha escolha na faixa de R$ 100 mil, mas eu aguardaria a versão reestilizada prevista para o segundo semestre.
Entre ix35 e Sportage, é uma questão de gosto, já que ambos dividem o projeto e são separados por design e detalhes de acerto. O Hyundai tem o mesmo plástico rígido do Kia no painel.
No fim, a compra depende do que o consumidor prioriza, já que todos são boas opções. Minha ordem seria: Tiguan, Sportage, ASX, ix35 e Captiva.

Fonte:blogdaautoesporte/
Disponível no(a):http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/

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