Transmissão automática de sete marchas é a peça preciosa do modelo. Visual é quase o mesmo e alavanca do cruise control continua a atrapalhar.
Mercedes-Benz Classe C tem mudanças estéticas e câmbio de sete marchas (Foto: Divulgação) |
Os clássicos clientes só terão disponível uma nova geração em 2014. De acordo com o diretor de vendas da marca, Dimitris Psillakis, as mudanças de geração acontecem a cada sete anos e a atual geração foi lançada em 2007 (a primeira estreou em 1982).
Talvez a mudança visual mais nítida seja a da estrela fincada sobre o capô do carro, que não existe mais no Brasil. De acordo com a marca, o símbolo da Mercedes-Benz agora ficará somente na grade frontal, por preferência dos próprios clientes. Mas o detalhe pode ser encomendado, caso o consumidor prefira. Na Europa, essa alteração não vai acontecer.
Painel do Classe C foi modificado; cruise control fica acima da alavanca das setas (Foto: Divulgação)Adicionar legenda |
Embora pareça o típico carro em que o dono deixa a direção na mão de um motorista e fica no banco de trás lendo jornal, o Classe C permanece sem espaço suficiente para cruzar as pernas entre os assentos traseiros e dianteiros. Por isso, a melhor opção para quem compra este tipo de carro é pegar o volante e aproveitar o que ele tem de melhor: motor e transmissão.
Os preços da Classe C ficaram ao menos 1,5% mais caros. A versão de entrada 180 CGi tem valor sugerido de R$ 116,9 mil. Já a 200 CGi Avantgarde sai por R$ 150,9 mil e a 250CGi Sport custa a partir de R$ 191,9 mil. A renovação da linha só ficará completa no fim do ano. Para junho estão previstos o C 200 Touring e o AMG Sedan e Touring. Já a versão cupê estreia no quarto trimestre. Para o final do ano é esperada a 350.Motor e transmissão
Para avaliar o desempenho do carro, o G1 optou pela versão topo de linha 250CGi Sport, que tem como principais concorrentes modelos mais “joviais”, como o Audi A4 TFSI Sport e o BMW 325i. O teste foi feito por estradas e trechos urbanos da região de Campinas, no interior de São Paulo.
O motor 1.8 CGI de quatro cilindros é o mesmo para todas as versões, mas tem diferentes programações para oferta de potência e torque. O da versão topo de linha tem potência máxima de 240 cavalos a 5.500 rpm e torque máximo de 31,6 kgfm entre 2.000 e 4.300 rpm. Com tais características somadas à suspensão (que acompanha muito bem o desempenho do carro) não é nada difícil ultrapassar a velocidade permitida sem perceber. Portanto, o uso do piloto automático é recomendável nas estradas.
Classe C 250CGi Sport custa a partir de R$ 191,9 mil. (Foto: Divulgação) |
O carro vem ainda com borboletas atrás do volante que permitem avançar as velocidades manualmente. No entanto, se for necessária uma redução brusca, o sistema troca a marcha da sexta para a segunda tranquilamente. Tais características tornam o 7G-Tronic a peça mais valiosa do carro para o condutor.
Classe C vai ganhar nova geração apenas em 2014 (Foto: Divulgação) |
O único ponto extremamente desagradável no carro é a alavanca que ativa o piloto automático. Como ela fica posicionada sobre a alavanca da seta, não tenha dúvidas que o primeiro movimento instintivo será acionar o sistema e não o indicador de direção. Ao pegar o acesso a uma rodovia, essa confusão pode ser perigosa. Sem perceber, o motorista pode entrar em uma via de velocidade máxima de 120 km/h com o sistema limitado a 45 km/l. Até a pessoa se tocar que o cruise control foi ativado na hora de tentar ligar a seta, perigosos segundos podem passar.
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/
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