Antes do início da corrida, parecia que teríamos um domingo diferente. Afinal, Sebastian Vettel não estava na pole position do GP da Espanha. A largada ainda ajudou mais a reforçar esta impressão, com o espetacular desempenho de Fernando Alonso, que se espremeu pelo lado de dentro da pista e se aproveitou da briga entre o alemão e Mark Webber, seu companheiro de RBR.
Mas não teve jeito: com uma excelente escolha de tática e a antecipação do segundo pit stop, para evitar o tráfego no retorno à pista, o atual campeão e líder do campeonato apareceu na liderança da prova. Ele até sofreu uma pressão do inglês Lewis Hamilton nas últimas voltas, mas sustentou a ponta e caminhou para sua quarta vitória em cinco GPs na temporada 2011.
Após o domínio do alemão no início do ano, eu acreditava que algum rival poderia ameaçar Vettel. Mas confesso que acredito menos nisso a cada prova. O alemão corre com uma facilidade incrível e mesmo os problemas de seu carro acontecem em momentos menos complicados. A RBR teve problemas mais uma vez com o Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers). O líder do campeonato ficou sem o equipamento – que funcionava apenas em alguns momentos – no fim da corrida. Isto quase custou-lhe a vitória. Por isso, a equipe austríaca precisa urgentemente cuidar disso para não sacrificar um possível título antecipado. Esta é uma hipótese cada vez mais plausível nesta temporada, tanto no Mundial de Pilotos quanto no de Construtores.
Já o companheiro de Vettel até ameaçou ter um bom desempenho no fim de semana, mas não correspondeu na corrida. Pole, Mark Webber perdeu a liderança na largada e chegou apenas em quarto. O australiano continua muito longe de ameaçar o domínio do alemão na equipe e no campeonato. Por outro lado, foi impressionante o desempenho de Alonso desde o treino classificatório, quando arrancou o quarto tempo. Na corrida, o espanhol fez uma das melhores largadas que eu vi na Fórmula 1 e se manteve na liderança durante um bom tempo da prova. O quinto lugar não era muito mais do que ele poderia esperar, mas o desempenho do bicampeão foi animador, ainda mais com o péssimo carro da equipe italiana em 2011.
Felipe Massa, com a outra Ferrari, teve mais uma corrida complicada em Barcelona. O brasileiro nunca esteve próximo do desempenho do companheiro Alonso em nenhum dos dias do fim de semana e, na corrida, não conseguiu tirar desempenho dos pneus mais duros. A má posição de largada também colaborou para os problemas, que foram encerrados com uma quebra do câmbio a poucas voltas do fim. Infelizmente para ele, o mau resultado terá custos. Ele só tem metade dos pontos do espanhol em 2011. Se a equipe privilegiar o espanhol em alguma prova a partir de agora, não terá motivos para reclamar. Os resultados falam tudo.
Para encerrar, a fase da Williams em 2011 é realmente das piores que eu já vi na equipe inglesa. Rubens Barrichello teve problemas de câmbio no treino classificatório e o time ainda errou em seu primeiro pit stop, o que comprometeu a estratégia. De qualquer forma, não daria para ir muito mais à frente. Pastor Maldonado, que largou em nono, perdeu muito rendimento ao longo da corrida e acabou em 15º, duas posições à frente de Rubinho. Ou seja, o carro está muito longe de ser competitivo. Fase lamentável da equipe de Sir Frank Williams.
Fonte: voandobaixo/
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/
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