Versão renovada do médio francês ganha novo motor e sistema híbrido de arranque rápido
O Peugeot 308 acaba de ganhar um ligeiro face-lift na Europa, onde já completa três anos de vida. Em toda a Europa, as vendas do hatch, do conversível e da station wagon da linha 308 seguem praticamente no mesmo nível anterior. Em todas as opções, os motores a diesel são preferência disparada do consumidor europeu.
As linhas gerais permanecem as mesmas da primeira fase do 308, mas a dianteira ganhou novos faróis e o parachoque tem leds de iluminação diurna. A entrada de ar inferior, marca registrada dos Peugeot do início da década, ficou menor e mais discreta, assim como os vincos no capô, agora suavizados. Os faróis são cobertos por plástico liso, englobando os três projetores redesenhados para melhorar a iluminação frontal. O estilo fluido permanece, com as linhas laterais ascendentes e o enorme parabrisa dominando a frente. Atrás, a unica mudança é um friso cromado no alto da tampa do porta-malas.
O interior foi remodelado para oferecer mais conforto e mais facilidade no acesso aos comandos. As linhas mantém a elegância e a simplicidade conhecidas do 308. A Peugeot disponibiliza uma grande lista de opcionais para o modelo, que pode ter diversos equipamentos que tornam a vida a bordo do carro mais prática e funcional. Além dos itens de conforto, o carro traz muitos dispositivos de segurança, desde a versão mais simples até a topo de linha GTi.
O motor 1.6 HDi da unidade testada foi apresentado pela primeira vez no recém lançado sedã 508. O hatch médio é o segundo modelo da marca francesa a receber o propulsor. No sedã ele vem acoplado a um câmbio automático de seis marchas, enquanto no 308, o câmbio é manual para integrar o que a Peugeot chama de micro híbrido e-HDi.
O sistema é composto da combinação entre o motor a diesel com um alternador reversível, que assegura o funcionamento dos sistemas do carro enquanto o veículo está parado e o motor desligado, através do start & stop, de série no modelo. Complementado por um sistema de controle do alternador - Volt Control - para recuperar a energia das frenagens e uma segunda bateria híbrida para armazenar e fornecer a energia captada dos freios, o e-HDi consegue reduzir o consumo em até 15% e as emissões em 5 g/km de CO2. Além disso, o novo conjunto de alternador e motor de partida consegue ligar o carro 40% mais rápido que os sistemas anteriores. O motor é desligado quando o carro atinge os 20 km/h em frenagens - e religado assim que o motorista pisa no acelerador.
Ao volante
MIlão/Itália - A unidade testada era uma station wagon 1.6 e-HD,i em um percurso primordialmente urbano nos arredores de Milão. O sistema stop & start funciona bem e reativa o motor prontamente, sem deixar o motorista na mão. O propulsor 1.6 se mostrou bem adequado ao tráfego urbano, com boas acelerações e elasticidade, mesmo na versão menos potente de 93 cv.
Em comparação com o sedã grande 508 com câmbio automático, o médio 308 se sai melhor, pelo menor peso e tamanho. Para aqueles que desejarem um desempenho mais esportivo, há a opção do 2.0 litros HDi a diesel de 163 cv, ou mesmo o poderoso 1.6 THP a gasolina de 200 cv - fruto da parceria da Peugeot com a BMW.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário