O novo gerenciador de fluxo promete reduzir em até 30% o consumo de combustível
Detentor da quarta maior frota de veículos movidos a GNV, cerca de 1,6 milhões, o brasileiro ganha mais um motivo para investir nas conversões dos seus automóveis. Uma peça mecânica criada pela empresa GreenCo, produtora especializada em peças para GNV, tem a proposta de ampliar as funções de sustentabilidade do gás natural veicular, reduzindo o consumo e solucionando o problema da perda de potência dos motores convertidos.
O gerenciador de fluxo GF-30 chega ao consumidor final com preço a partir de R$ 250. A peça foi desenvolvida pelo engenheiro Roberto Antunes, um dos sócios da GreenCo, com tecnologia 100% brasileira e material reciclável. O GF-30 tem um sistema de fluxo variável que devolve a potência ao carro movido a gás sem aumentar o consumo. O gás adicional que é liberado nos momentos de aceleração é compensado pela redução da passagem do combustível em momentos estacionários e de baixa rotação do motor, o que pode representar uma economia de até 30%.
Sem a peça, o fluxo de gás que corre para o motor é definido no momento da instalação do kit gás. Como esse fluxo é constante, independente da aceleração, a regulagem é definida visando aperfeiçoar a equação de consumo e potência. Com isto, a potência é prejudicada em benefício da economia de consumo.
Com isto em mente, o engenheiro se empenhou em desenvolver uma solução que permitisse gerenciar o fluxo de gás de forma variável, eliminando aquela configuração inicial fixa, e permitindo que a própria aceleração e desaceleração do carro comandassem o fluxo do gás ao motor sem, contudo, interferir no sistema elétrico.
Um carro movido a gasolina que faz 10 km/l, quando convertido para o gás natural passa a ser capaz de rodar 13 km/m2. Considerando que seu custo é 50% inferior ao da gasolina, é possível obter um custo 65% menor por cada quilometro rodado. Sem contar o IPVA reduzido, que varia de acordo com o Estado, mas no Rio de Janeiro é de 75% menor.
Mas os ganhos também são importantes para o meio ambiente: a queima do gás natural é mais completa do que a da gasolina, álcool ou diesel, o que faz com que emita menos gases poluentes. Comparado a um carro que usa um desses combustíveis, um automóvel movido a GNV emite menos 76% de monóxido de carbono (CO); 84% menos de oxido de nitrogênio (NOx) e 88% menos de hidrocarbonetos pesados (CnHm), além de praticamente eliminar as emissões de benzeno e formaldeídos cancerígenos.
Detentor da quarta maior frota de veículos movidos a GNV, cerca de 1,6 milhões, o brasileiro ganha mais um motivo para investir nas conversões dos seus automóveis. Uma peça mecânica criada pela empresa GreenCo, produtora especializada em peças para GNV, tem a proposta de ampliar as funções de sustentabilidade do gás natural veicular, reduzindo o consumo e solucionando o problema da perda de potência dos motores convertidos.
O gerenciador de fluxo GF-30 chega ao consumidor final com preço a partir de R$ 250. A peça foi desenvolvida pelo engenheiro Roberto Antunes, um dos sócios da GreenCo, com tecnologia 100% brasileira e material reciclável. O GF-30 tem um sistema de fluxo variável que devolve a potência ao carro movido a gás sem aumentar o consumo. O gás adicional que é liberado nos momentos de aceleração é compensado pela redução da passagem do combustível em momentos estacionários e de baixa rotação do motor, o que pode representar uma economia de até 30%.
Sem a peça, o fluxo de gás que corre para o motor é definido no momento da instalação do kit gás. Como esse fluxo é constante, independente da aceleração, a regulagem é definida visando aperfeiçoar a equação de consumo e potência. Com isto, a potência é prejudicada em benefício da economia de consumo.
Com isto em mente, o engenheiro se empenhou em desenvolver uma solução que permitisse gerenciar o fluxo de gás de forma variável, eliminando aquela configuração inicial fixa, e permitindo que a própria aceleração e desaceleração do carro comandassem o fluxo do gás ao motor sem, contudo, interferir no sistema elétrico.
Um carro movido a gasolina que faz 10 km/l, quando convertido para o gás natural passa a ser capaz de rodar 13 km/m2. Considerando que seu custo é 50% inferior ao da gasolina, é possível obter um custo 65% menor por cada quilometro rodado. Sem contar o IPVA reduzido, que varia de acordo com o Estado, mas no Rio de Janeiro é de 75% menor.
Mas os ganhos também são importantes para o meio ambiente: a queima do gás natural é mais completa do que a da gasolina, álcool ou diesel, o que faz com que emita menos gases poluentes. Comparado a um carro que usa um desses combustíveis, um automóvel movido a GNV emite menos 76% de monóxido de carbono (CO); 84% menos de oxido de nitrogênio (NOx) e 88% menos de hidrocarbonetos pesados (CnHm), além de praticamente eliminar as emissões de benzeno e formaldeídos cancerígenos.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
2 comentários:
Esse gerenciador é incrível!!! Melhora muito o desempenho do carro a GNV!
Sensacional!!!
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