17 de mai. de 2011

Newey acredita que furo de pneu foi o causador do acidente de Senna

15 - O projetista de carros da Red Bull, Adrian Newey, é o autor do F1 mais veloz da atualidade. Mas o engenheiro também ganhou destaque após sofrer .... Foto: Getty Images
Projetista da Williams em que Senna morreu, Adrian Newey quase parou após morte de brasileiro
Foto: Getty Images
Adrian Newey, atual projetista da Red Bull, afirmou que furo no pneu pode ter sido causador do acidente que acabou matando o piloto. Newey era o projetista chefe da Williams na época.

"A traseira do carro abaixou muito naquela segunda volta, o que, de novo, é algo estranho já que a pressão dos pneus deveria ter voltado àquela altura da prova. O que me leva a crer que provavelmente o pneu traseiro direito sofreu um furo ao passar pelos detritos na pista. Se eu fosse obrigado a apontar um único motivo para o acidente, seria este", disse Newey em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

O projetista revelou ainda que a morte de Ayrton Senna foi "terrível" e que mudou totalmente a sua forma de encarar as coisas em sua vida. "Bom, o pouco cabelo que eu tinha caiu depois do ocorrido. Então, eu mudei psicologicamente. Foi terrível", afirmou.
"Tanto Patrick Head (co-fundador da Williams) e eu nos perguntamos quando iríamos querer continuar correndo. Nós íamos querer continuar envolvidos em um esporte onde as pessoas podem morrer em algo que nós criamos?", declarou Newey.
"E outra, se o acidente foi causado por algo que quebrou ou um design pobre? Então o caso no tribunal começou. Foi um aborrecimento depressivo e uma pressão extra", acrescentou o projetista, que também admitiu ter cogitado deixar a F1 após o acidente.
"Sim, para todo o time foi incrivelmente difícil. Eu me lembro do dia depois da corrida, era uma segunda-feira de feriado e nós estávamos correndo atrás de informações e do trabalho feito para sabermos o que havia acontecido. Foram semanas negras", explicou Newey, que também contou que não pretende assistir ao filme sobre a carreira do piloto brasileiro, alegando que seria dolorido demais para ele. "Não, não seria uma coisa fácil de se fazer", concluiu.

Fonte: terra.com
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

Nenhum comentário: