Novo modelo rompe com tradições da marca inglesa, mas mantém a diversão e a simpatia em alta
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Mini Countryman S: primeiro modelo com quatro portas da marca inglesa mantém carisma e o apelo esportivo |
Agora que a Ferrari lançou a
FF, uma shooting-brake com tração integral, que mal tem a Mini vender um modelo de quatro portas, mais de quatro metros e tração 4x4? Foi o que pensei enquanto enchia o porta-malas do
Countryman (350 litros) com a bagagem de quatro pessoas, me preparando para uma viagem à praia. Quatro ocupantes e malas num Mini? Nesse caso, o passeio é mais confortável do que você imagina.
Com a distância entre-eixos ampliada para 2,59 m e portas com bom ângulo de abertura, esse MINI oferece espaço surpreendente: mesmo no banco de trás, um adulto alto tem liberdade de movimentos, tanto para os lados quanto para cima. Nem o lugar do meio é ruim de usar. E olha que ainda estamos falando de um carro compacto. O
Countryman mede 4,10 m – é 14 cm menor que um
EcoSport.
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O motor 1.6 de 16V turbo tem 184 cavalos e 24,5 kgfm de torque, o suficiente para garantir respostas rápidas ao comando do acelerador |
Se a amplitude da cabine é inédita num
Mini, o ambiente não. Estão lá o imenso velocímetro central (com informações do sistema de entretenimento na tela digital central), o acabamento de primeira linha e a disposição não muito amigável dos comandos, como os botões dos vidros no centro do console. O painel, por sua vez, me lembra o Mickey – a cabeça é o velocímetro e as orelhas são as saídas de ar, pode reparar. O sistema de som da Harman Kardon garante uma festa digna da Disney World.
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Borboletas na direção são ruins, com reduções feitas pelo polegar. Imenso mostrador no meio do painel faz parte do charme do carro |
Ainda com o
Cooper S de duas edições atrás na memória, acho a posição ao volante bem parecida, embora um pouco mais alta. Será que a dirigibilidade foi mantida? Bem, sim e não. O motor 1.6 16V turbo está ainda mais vitaminado, com 184 cv (9 cv extras), e mostra aquela disposição em baixa rotação típica de turbina pequena (torque pleno a 1.600 rpm), apesar dos 1.455 kg do carro. Com o câmbio automático de seis marchas no modo Sport, o que não faltou foi pique para acelerar, mesmo na subida de serra. Na pista, chegou a 100 km/h em 8,5 s, tempo de Civic Si. Já o comportamento não chega a ser tão “kart” quanto o do
Cooper, por conta do entre-eixos mais longo, embora a suspensão mostre a conhecida firmeza dos
Mini nas curvas. A direção continua direta e, a despeito do maior porte, o
Countryman manda bem no quesito diversão ao volante. Se pensarmos nele como jipinho, então...
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O duplo teto solar deixa a cabine bastante iluminada e ajuda com o ambiente arejado pela cor clara dos bancos |
Pena que, quem pensar nele como aventureiro, pode sair decepcionado. A suspensão seca, somada às rodas aro 18 com pneus de perfil baixo, não combinam em nada com incursões pela terra – ou mesmo asfalto deteriorado. Quem compra um 4x4 para não se preocupar com buracos e valetas, pode esquecer o
Countryman, pois ele sofre em nossas cidades com solo lunar. A
Mini privilegiou a dirigibilidade, enquanto a tração integral é apenas um “plus” para enfrentar pisos escorregadios, como as estradas com neve da Europa. O torque fica concentrado na dianteira (você sente a direção puxando nas arrancadas), podendo ser transferido em até 50% para o eixo de trás, automaticamente.
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Detalhes como a pintura quadriculada dos retrovisoeres e das soleiras por portas de aço escovado fazem toda a diferença |
Mas o maior problema é que, por ser o maior da marca, o
Countryman também está no lugar mais alto da tabela de preços. Pelos R$ 145.750 pedidos nessa versão S ALL 4, topo de linha, você leva até um Volvo
XC60. OK, o crossover sueco é maior e tem mais motor, mas não oferece o charme do inglês. Aliás, é impressionante como a mistura de Mini + jipinho mexe com as pessoas. O carro foi tão perseguido por olhares admirados que algumas vezes pensei estar dirigindo a nova
Ferrari FF...
Fonte:revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/
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