Fabricante lança novo pneu para caminhões e ônibus rodoviários, com foco na rentabilidade
por Luiz Humberto Monteiro Pereira
A Michelin completa em 2011 os 30 anos da instalação de sua primeira fábrica no Brasil, no Rio de Janeiro. Tanta experiência no mercado nacional - onde comercializa seus produtos desde 1927 - certamente ajudou na elaboração do novo lançamento da fabricante francesa de pneus, bastante sintonizado com a demanda local de pneumáticos para caminhões e ônibus rodoviários. Trata-se do X Multiway, uma nova geração de pneus que substitui o XZE2+, lançado em 2005.
Disponibilizado inicialmente na versão 295/80 R 22.5 XZE, o produto é recomendado para utilização em todas as posições de veículos como cavalos-mecânicos, semi-reboques e ônibus, para transporte de carga ou passageiros, em estradas asfaltadas.
A banda de rodagem mais larga que a do XZE2+, em conjunto com a escultura mais robusta e com o composto de borracha de alta performance, permite que o X Multiway dure até 20% mais que seu antecessor, segundo testes comparativos realizados por clientes da marca e pela própria Michelin. Um novo dispositivo protetor da carcaça do pneu e um novo desenho dos sulcos proporcionam menor retenção de pedras e menos aquecimento, além de maior durabilidade. O desgaste mais uniforme na banda de rodagem favorece futuros recapeamentos. E garantir uma segunda e uma terceira vidas é um atributo extremamente valorizado por quem controla os custos de uma frota de caminhões.
A Michelin também assegura que o X Multiway reduz vibrações e barulhos, oferecendo mais conforto e durabilidade. O novo pneu ainda conta com a tecnologia MDT - Michelin Durable Technologies -, já presente em outros produtos da empresa, que visa tornar a carcaça mais robusta e durável. Para tornar seu produto menos agressivo ao meio ambiente, a Michelin utiliza menos derivados de petróleo e adota outras materiais, como a sílica. O preço sugerido para o X Multiway é R$ 1.550.
Com custos de cada pneu dessa ordem, caminhões pesados - que chegam a ter 20 pneus cada um - carregam um verdadeiro "capital de giro" em suas rodas. De olho nas legítimas preocupações dos frotistas com o assunto pneu, paralelamente ao lançamento do X Multiway, a Michelin apresenta o sistema Vida Total. Trata-se de uma proposta para que, ao adquirir o pneu, o frotista pague mais R$ 30 e receba um bônus para o recapeamento. O valor do bônus pode ser de R$ 50 - no caso do recape Recamic, mais simples - ou de R$ 70 para recapeamento Refil - feito com maquinário mais sofisticado, utilizando os mesmos componentes do pneu original e que só é oferecido para os produtos Michelin. O custo previsto para o recapeamento do X Multiway é R$ 400 - no caso do recape Recamic - ou R$ 450, no recape Refil.
A proposta da Michelin é aproveitar ao máximo a vida útil do produto, para reduzir custos operacionais - além, é claro, de atrair e fidelizar os consumidores que costumam procurar outras empresas para o recapeamento. Ao pagar os R$ 30 extras na aquisição do X Multiway e "aderir" ao Vida Total, o cliente recebe também uma garantia de um ano contra acidentes na primeira vida do pneu. Caso perca o pneu em acidentes, choques com o meio-fio e outros, o consumidor recebe de volta um valor proporcional à utilização do produto até o momento do dano.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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