19 de mai. de 2011

Mercedes CLK63 Black Series: o indomável

Cupê recebe preparação pesada que inclui mudanças no visual e motor de 639 cavalos

Les Bidrawn// New York Times Syndicate
 The New York Times Syndicate
Mercedes-Benz CLK 63 AMG Black Series: preparação caprichada levou o cupê a fazer de 0 a 100 km/k em apenas 4,1 segundos

Fazer concessões é algo inevitável na vida. O que parece fantástico no papel muitas vezes passa por uma série de revisões que podem simplesmente macular o que havia sido uma grande ideia.

Tenho a impressão de que os executivos da Mercedes-Benz estavam todos de férias quando a série Black saiu da linha de montagem pela primeira vez. Era um carro tão diferente de tudo já feito que era difícil imaginar que houvesse saído da divisão AMG da Mercedes. O CLK63 série Black não entende o termo “concessões”. Você nota isso no momento em que o motor V8 6.2 litros ronca e todo seu corpo começa a vibrar. A sensação é quase erótica. Caso você um dia veja um série Black só em marcha lenta, dê uma olhada no motorista. É possível que ele (ou ela) esteja suando e trêmulo.
O Mercedes CLK63 série Black da Evosport foi um estudo de sobrecarga sensorial. Ele tem uma pureza que está se tornando muito rara nos dias de hoje. Um veículo de produção limitada da divisão AMG da Mercedes-Benz dos quais apenas 350 exemplares serão vendidos nos EUA, seu motor V8 6.2 produz 507 cavalos. Não há bancos traseiros disponíveis para que seja mantido o peso baixo característico de um verdadeiro esportivo. Esse é o Porsche 911GT3 da Mercedes-Benz, e ele é tão letal nas ruas quanto é nas pistas.
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Difusores de ar na traseira feitos de fibra de carbono (material leve e resistente usado na Fórmula 1) ajudam na arodinâmica
O Evosport CLK é rápido o suficiente para distorcer o espaço-tempo, com freios fortes o bastante para arrancar a vacina de pólio de seu corpo. E sua cabine é de primeira classe, uma bela mistura de luxo esportivo. O fato de não ter um banco traseiro não importa. Esse é um carro com o qual você quer estar a sós.
Mas o que realmente intriga os sentidos é a rapidez da mudança de comportado para diabólico. O gargarejo grave do escapamento instantaneamente irrompe em algo tão dinâmico que faz as pedras rolarem das paredes de um desfiladeiro. Se os deuses gregos tivessem uma divindade para potência, esse seria o som de sua voz.
Na configuração padrão, o CLK63 não é nenhum molenga. Munido de 507 cv e 64,8 kgmf de torque, ele é capaz de engolir 96 km/h em 4,1 segundos. O tempo do quarto de milha atinge 11 segundos com velocidade de 195 km/h. Considerada a propensão americana para corridas de arrancada nas ruas, você poderia achar que a Mercedes projetou esse carro com os estadunidenses em mente.
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Interior com couro do tipo Alcantara vem com reforços estruturais atrás dos bancos dianteiros, como nos carros de corrida
A Evosport essencialmente amplificou as qualidades já presentes, substituindo partes das tubulações de admissão e exaustão por peças de sua oficina. Os coletores com longos tubos em aço inoxidável (em forma de triplo Y) e o escapamento de alto desempenho de 7,5 cm (com canos cruzados) e o sistema de admissão, todos da Evosport, garantem que o motor seja bem ventilado. Os coletores são revestidos de cerâmica e todo o sistema oferece significativas reduções de peso em relação ao original.
A Evosport também instalou sua polia reduzida do virabrequim com balanceamento total. O baixo peso reduz drasticamente a massa rotativa, e a tecnologia de balanceamento ativo continuamente variável mantém a suavidade ideal em todas as rotações. Feita de alumínio T-6061, ela funciona com a correia original e um parafuso do virabrequim modificado. Todas as partes internas do motor foram polidas e balanceadas com perfeição, e a largura dos dutos e das entradas e saídas dos cilindros foi ajustada para melhorar o fluxo de ar, além de um radiador de óleo mais eficiente ter sido instalado para manter as temperaturas dentro dos limites.
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Logo "AMG Black Series" no console central
A centralina da Evosport foi utilizada para aperfeiçoar o desempenho dos novos equipamentos. O programa remove o limitador de velocidade e melhora a resposta do acelerador e o tempo da ignição. A centralina também pode alternar entre programas para gasolina de 91 e 93 octanas, o que pode ser divertido para usar o carro em autódromos. O Evosport CLK63 girou as rodas no dinamômetro até atingir impressionantes 639 cv e 81,4 kgmf. E é potência que está disponível imediatamente – não é necessário esperar que um turbo ou supercharger seja acionado nem que um cilindro de NO2 seja enchido.

Ainda que poucos discutam o valor estético das rodas originais da AMG, é difícil imaginar o carro sem os aros atuais. Ele agora calça um incrível conjunto de rodas HRE CF43 medindo 10x19 na frente e 11x19 atrás. Essas rodas de composto de carbono são montadas à mão e são das poucas rodas que conseguem combinar alta resistência com leveza. Elas foram envoltas por borracha Pirelli Corsa DOT-R medindo 285/30 e 305/30 na frente e atrás, respectivamente (o carro sai de fábrica rodando sobre pneus 235/40-18 na frente e 255/35-18s atrás).
A Evosport também modificou os freios com seus discos flutuantes de duas peças (com furos e fendas) e substituiu as linhas de freio em borracha por dutos em aço inoxidável trançado. Os calços em titânio da Evosport trabalham com pastilhas de freio de alto desempenho. Nunca deixando a desejar em matéria de freios, o sistema original da AMG respondeu muito bem às modificações da Evosport. Eu os castiguei até que estivessem brilhando em um tom avermelhado. Para encontrar os limites destes freios, seria necessário muito mais tempo e um maníaco na boleia.
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Rodas esportivas com pneus de perfil baixo completam o pacote de itens especiais do AMG Black Series preparado
A Evosport elaborou seu próprio pacote de suspensão com base em componentes H&R e bandejas traseiras ajustáveis da Evosport. A estrutura do carro parece flutuar pouco acima do chão, meio como o landspeeder de Luke Skywalker. Apesar de as rodas HRE parecerem extremamente embutidas nos para-lamas, não houve nenhum contato ou quaisquer outros efeitos indesejados. Talvez minha única preocupação seja a porção inferior do splitter dianteiro. Felizmente, ele é modular e facilmente substituível.

Embora o carro seja revestido pela bela aerodinâmica de fábrica, a Evosport requisitou os serviços da Vorsteiner para um pouco mais de agressividade. A frente recebeu o avantajado splitter em fibra de carbono da Vorsteiner que se mistura ao capô em fibra de carbono. Também da Vorsteiner, estão presentes o para-choques/difusor traseiro em fibra de carbono e o spoiler na tampa do porta-malas. O teto também é de fibra de carbono.
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Motor V8 chegou a 639 cavalos e 81,4 kgfm de torque no dinamômetro depois de uma série de alterações
Já que esse carro é equipado com o excelente câmbio automático de sete velocidades da Mercedes, você talvez questione por que alguém iria querer uma transmissão de embreagem dupla. O série Black lidou com as marchas como se fosse um câmbio manual . A maior parte da minha condução foi feita em segunda e terceira marchas – a qualquer momento, eu tinha a potência para patinar as rodas e fazer a traseira derrapar. É impossível não amar o V8 naturalmente aspirado – realmente não há substituto para o deslocamento do motor.

Para o prazer do alto desempenho puro, o Evosport CLK63 série Black é um veículo sem igual. Você terá dificuldades para encontrar um carro bom como ele. É uma conclusão óbvia que os tunadores terão esse carro na mira. Boa sorte. Vocês vão precisar.




Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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