Cupê recebe preparação pesada que inclui mudanças no visual e motor de 639 cavalos
Les Bidrawn// New York Times Syndicate
Mercedes-Benz CLK 63 AMG Black Series: preparação caprichada levou o cupê a fazer de 0 a 100 km/k em apenas 4,1 segundos
Fazer concessões é algo inevitável na vida. O que parece fantástico no papel muitas vezes passa por uma série de revisões que podem simplesmente macular o que havia sido uma grande ideia.
Tenho a impressão de que os executivos da Mercedes-Benz estavam todos de férias quando a série Black saiu da linha de montagem pela primeira vez. Era um carro tão diferente de tudo já feito que era difícil imaginar que houvesse saído da divisão AMG da Mercedes. O CLK63 série Black não entende o termo “concessões”. Você nota isso no momento em que o motor V8 6.2 litros ronca e todo seu corpo começa a vibrar. A sensação é quase erótica. Caso você um dia veja um série Black só em marcha lenta, dê uma olhada no motorista. É possível que ele (ou ela) esteja suando e trêmulo.
O Mercedes CLK63 série Black da Evosport foi um estudo de sobrecarga sensorial. Ele tem uma pureza que está se tornando muito rara nos dias de hoje. Um veículo de produção limitada da divisão AMG da Mercedes-Benz dos quais apenas 350 exemplares serão vendidos nos EUA, seu motor V8 6.2 produz 507 cavalos. Não há bancos traseiros disponíveis para que seja mantido o peso baixo característico de um verdadeiro esportivo. Esse é o Porsche 911GT3 da Mercedes-Benz, e ele é tão letal nas ruas quanto é nas pistas.
Difusores de ar na traseira feitos de fibra de carbono (material leve e resistente usado na Fórmula 1) ajudam na arodinâmica |
Mas o que realmente intriga os sentidos é a rapidez da mudança de comportado para diabólico. O gargarejo grave do escapamento instantaneamente irrompe em algo tão dinâmico que faz as pedras rolarem das paredes de um desfiladeiro. Se os deuses gregos tivessem uma divindade para potência, esse seria o som de sua voz.
Na configuração padrão, o CLK63 não é nenhum molenga. Munido de 507 cv e 64,8 kgmf de torque, ele é capaz de engolir 96 km/h em 4,1 segundos. O tempo do quarto de milha atinge 11 segundos com velocidade de 195 km/h. Considerada a propensão americana para corridas de arrancada nas ruas, você poderia achar que a Mercedes projetou esse carro com os estadunidenses em mente.
Interior com couro do tipo Alcantara vem com reforços estruturais atrás dos bancos dianteiros, como nos carros de corrida |
A Evosport também instalou sua polia reduzida do virabrequim com balanceamento total. O baixo peso reduz drasticamente a massa rotativa, e a tecnologia de balanceamento ativo continuamente variável mantém a suavidade ideal em todas as rotações. Feita de alumínio T-6061, ela funciona com a correia original e um parafuso do virabrequim modificado. Todas as partes internas do motor foram polidas e balanceadas com perfeição, e a largura dos dutos e das entradas e saídas dos cilindros foi ajustada para melhorar o fluxo de ar, além de um radiador de óleo mais eficiente ter sido instalado para manter as temperaturas dentro dos limites.
Logo "AMG Black Series" no console central |
Ainda que poucos discutam o valor estético das rodas originais da AMG, é difícil imaginar o carro sem os aros atuais. Ele agora calça um incrível conjunto de rodas HRE CF43 medindo 10x19 na frente e 11x19 atrás. Essas rodas de composto de carbono são montadas à mão e são das poucas rodas que conseguem combinar alta resistência com leveza. Elas foram envoltas por borracha Pirelli Corsa DOT-R medindo 285/30 e 305/30 na frente e atrás, respectivamente (o carro sai de fábrica rodando sobre pneus 235/40-18 na frente e 255/35-18s atrás).
A Evosport também modificou os freios com seus discos flutuantes de duas peças (com furos e fendas) e substituiu as linhas de freio em borracha por dutos em aço inoxidável trançado. Os calços em titânio da Evosport trabalham com pastilhas de freio de alto desempenho. Nunca deixando a desejar em matéria de freios, o sistema original da AMG respondeu muito bem às modificações da Evosport. Eu os castiguei até que estivessem brilhando em um tom avermelhado. Para encontrar os limites destes freios, seria necessário muito mais tempo e um maníaco na boleia.
Rodas esportivas com pneus de perfil baixo completam o pacote de itens especiais do AMG Black Series preparado |
Embora o carro seja revestido pela bela aerodinâmica de fábrica, a Evosport requisitou os serviços da Vorsteiner para um pouco mais de agressividade. A frente recebeu o avantajado splitter em fibra de carbono da Vorsteiner que se mistura ao capô em fibra de carbono. Também da Vorsteiner, estão presentes o para-choques/difusor traseiro em fibra de carbono e o spoiler na tampa do porta-malas. O teto também é de fibra de carbono.
Motor V8 chegou a 639 cavalos e 81,4 kgfm de torque no dinamômetro depois de uma série de alterações |
Para o prazer do alto desempenho puro, o Evosport CLK63 série Black é um veículo sem igual. Você terá dificuldades para encontrar um carro bom como ele. É uma conclusão óbvia que os tunadores terão esse carro na mira. Boa sorte. Vocês vão precisar.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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