Modelo foi desenvolvido em parceria com Bosch, Ceg e governo carioca
por Túlio Moreira
Rio de Janeiro/RJ - Desenvolver o primeiro veículo pesado do planeta equipado com motor bicombustível. Esse foi o desafio encarado pela MAN Latin America, Bosch, Ceg – empresa do Grupo Gás Natural Fenosa – e pelo Governo do Rio de Janeiro. Intitulado de “Rio Transporte Sustentável”, o programa tem como principal objetivo garantir redução significativa na emissão de poluentes a partir do uso de combustíveis mais limpos em veículos de transporte de massas. A apresentação do protótipo Volksbus com tecnologia flex GNV+Diesel ocorreu na última terça-feira 10, no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo.
A meta dos envolvidos no projeto é utilizar o Volksbus na frota do transporte coletivo da região metropolitana do Rio, garantindo eficiência e sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A ideia do governador Sérgio Cabral é aproveitar o potencial do Estado enquanto produtor de Gás Natural Veicular. Além disso, o Rio possui, atualmente, a maior frota de veículos leves movidos a GNV – são quase 750 mil veículos, que contam com uma rede de 500 postos de abastecimento em todo o Estado.
O Volksbus será equipado com um motor MAN de ciclo diesel convencional, capaz de atuar em combinação com um sistema de gerenciamento eletrônico para injeção de gás natural. O dispositivo permitirá que o ônibus rode com até 90% de GNV. “O uso prioritário de GNV poderá representar uma redução de até 20% na emissão de dióxido de carbono, um dos maiores causadores do aquecimento global”, comemorou Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
O protótipo apresentado no Aterro do Flamengo será aproveitado nos testes programados pela Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro. A MAN, em parceria com o Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra/UFRJ, irá monitorar o desempenho do modelo, por meio da verificação dos índices de eficiência energética, taxa de substituição e viabilidade econômica.
A tecnologia empregada na construção do Volksbus foi totalmente desenvolvida no Brasil. "Os primeiros veículos devem chegar às ruas já no próximo ano, e o Governo pretende continuar a adoção gradativa do ônibus bicombustível para os eventos de 2014 e 2016", garantiu o secretário estadual de transportes, Julio Lopes, que representou Sérgio Cabral na cerimônia.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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