Novo utilitário esportivo chega em 2013 ao mercado brasileiro; Veja imagens
Daniel Messeder e Ricardo Sant'Anna // Projeções: João Kleber Amaral
Nossas projeções foram feitas com base em flagras de protótipos em testes na Europa. Modelo será global |
Dois anos depois foi a vez do GPiX, que antecipava as linhas do Agile e mostrava que dali surgiria o terceiro membro da família Viva – além do hatch e da Montana. Pois o projeto também naufragou, não por acaso oriundo da mesma base Celta/Prisma. Já no Salão de 2010, a marca se limitou a exibir a versão CrossSport do Agile, com suspensão elevada e pneus de uso misto. Seria o fim do sonho de ter um jipinho legítimo? Nada disso. A resposta à nova geração do EcoSport, que a Ford venderá globalmente, também virá com um modelo mundial.
Trata-se de um utilitário compacto desenvolvido sobre a plataforma do Aveo/Sonic, que já roda em testes na Europa e chega às lojas de lá em 2012. Certo, nós já falamos desse carro mês passado aqui nesta mesma seção, mas até então nada dava conta de sua vinda ao Brasil. Isso até que um informante nos deu a letra: além das carrocerias de Cruze, Cruze hatch e do Cobalt (GSV), a fábrica de São Caetano do Sul (SP) já abriga o monobloco do utilitário compacto. Bingo!
Isso pode explicar a existência de alguns Sonic hatch rodando nas redondezas do Campo de Provas da marca em Indaiatuba (SP), como mostramos na edição de março. Além da vinda do próprio Sonic, prevista para 2012, o hatch pode ser aproveitado para testar componentes mecânicos do jipinho. Outra fonte ligada à montadora indica a chegada do modelo, mas diz que ainda demora. “É coisa para 2013, depois da renovação da linha”. Faz sentido: primeiro a GM atualiza seus modelos nos segmentos onde já atua para depois entrar em categorias inéditas para a marca.
O visual será fortemente baseado nos traços do Captiva, mas com porte de EcoSport |
Tratado na Europa como Mini Captiva, por conta do visual inspirado no irmão maior, o modelo está sendo desenvolvido pelo centro de engenharia da Chevrolet na Coreia do Sul. Haverá versões de tração dianteira e integral, mas apenas os 4x2 estão previstos para o Brasil. O motor mais cotado para o modelo em nosso mercado é o 1.8 16V Ecotec do Cruze, um meio termo entre os 1.6 Sigma e 2.0 Duratec que serão usados no futuro EcoSport. A briga promete!
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário