24 de mai. de 2011

A família Aston-Zagato e o seu novo integrante



Dissemos que o novo modelo Aston-Zagato seria um objeto de desejo antes mesmo de vê-lo por inteiro, e temos certeza que agora vocês concordam conosco. A parceria começou há exatos 50 anos e acaba de ser retomada para o lançamento do Aston-Martin Vantage V12 Zagato, o mais novo membro de uma linhagem formada por outros três clássicos.

O mais famoso de todos foi o primeiro, o DB4 GT Zagato, ilustre integrante de nossa Garagem dos Sonhos, exemplo de como uma carroceria italiana pode ser combinada a um esportivo inglês para dar forma a um dos mais belos automóveis de todos os tempos.

A parceria seria brevemente reavivada em 1986 para produzir o V8 Zagato, um Grand Tourer de 436 cavalos e excelente performance, raríssimo, mas de visual um tanto controverso, como quase tudo nos anos 80 – eis uma excelente sugestão para nossa lista de carros belos mas feios.

A conexão entre a Aston e o estúdio milanês voltaria a aparecer somente em 2002, com a chegada do DB7 Zagato e seu roadster DB AR1, este exclusivo para os americanos (talvez com bancos mais largos, como de costume). Este foi o cupê que trouxe as bases dos Aston-Martin desde então, como o design limpo e sinuoso, a volta da grade clássica, o teto com duas suaves bolhas para os capacetes da tripulação.

O novo membro da linhagem demorou menos para aparecer, dando continuidade à sequência de modelos lançados nos últimos anos (DBS, Rapide, One-77). Ele trz elementos que remetem ao DB4 GT Zagato, como a carroceria de alumínio feita a mão com o característico teto com bolha dupla e todas aquelas curvas sedutoras que só os italianos sabem fazer.

Mas os mais observadores já notaram algumas semelhanças com outros carros modernos. Dependendo do ângulo (ou da droga), o conjunto de lanterna traseira e defletor, por exemplo, lembra um pouco as últimas Ferrari, como a FF. Já o perfil posterior das janelas remete ao GT-R.

Alguns elementos parecem meio deslocados ante a elegância dos Aston, como os scoops de ventilação no capô. Mas detalhes preciosos como o Z da Zagato na caixa de roda dianteira calam nossas críticas.

O motor é o mesmo V12 de seis litros e 510 cv que equipa a versão “normal” do Vantage V12. O modelo foi apresentado oficialmente como o vencedor do Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, na Itália, nesse último final de semana.

Nos próximos dias, a versão de pista deve vir ao mundo para participar das 24 Horas de Nürburgruing.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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