30 de mai. de 2011

Driver Cup: fila para acelerar superesportivos numa pista feita para aviões



O sol nasceu tímido, deixando um vento frio logo cedo. Mas afastou as nuvens escuras do caminho, e o tempo ficou perfeito para tirar o carro da garagem, pisar fundo e aquecer bastante borracha. Não na estrada, mas na reta de 1.500 metros do BROA.

O palco da última etapa da Driver Cup e Performance Cup foi a pista do aeródromo Dr. José Carlos de Arruda Botelho, na cidade de Itirapina. Por lá acontece todo ano o BROA Fly-in, evento que reúne apaixonados por aviação dos quatro cantos do Brasil, além de outros países.
Mas a velocidade no fim de semana foi no asfalto. E como. Por volta das 10 horas os carros começaram a chegar. Mais de sessenta máquinas com cavalaria pesada causando bastante movimentação na pequena estrada que leva ao local. Curiosamente, o nome da rodovia é Ayrton Senna.

Somando a potência de todos os modelos presentes, acho que daria para criar um novo substituto para o ônibus espacial. Porsches (entre eles GT3 e GT3 RS), Corvettes (sendo uma unidade do fantástico ZR-1), Mustangs (em especial os Shelby), BMW M e alguns Nissan GT-R, o esportivo japonês de tração integral tão falado nos últimos tempos.
Logo após o briefing, os participantes – previamente divididos em categorias – partiram em direção à cabeceira da pista. Nesse ponto é possível entender porque os engenheiros gastam horas no desenvolvimento de sistemas de escapamento em aço inoxidável e outros materiais.
Esse evento marcou algo novo. O objetivo era percorrer meia milha com os carros largando parados. Mas o desafio foi feito lado a lado, de modo que foi possível comparar o desempenho de modelos diferentes. Os sistemas de launch control funcionaram com perfeição, e mostraram que fazem a diferença em muitos casos.
No vídeo é possível ter uma idéia geral da festa, bem como ir de carona em um dos modelos mais velozes. O Porsche 996 Turbo S, pilotado por Rodrigo Corbisier da G&R Racing, recebeu preparação pesada, alívio de peso radical, uma nova sigla (GR 800), e acelera até os 288 km/h em apenas 17 segundos! Haja asfalto (o filme em HD dessa tomada o leitor confere aqui).
No finalzinho da tarde, Audi RS2, Mitsubishi Lancer EVO VIII de 700 cv (que também aparece no vídeo) e outros exemplares envenenados deram os rugidos finais ao evento. . Nada melhor do que ver o sol se pondo e as máquinas voando baixo.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: