18 de mai. de 2011

Como usar corretamente os freios de sua moto



As motos oferecem a possibilidade de experimentar uma aceleração impossível de realizar em um carro – mas você precisa saber como parar sem se arrebentar. Sean Smith do Hell For Leather explica a parte mais difícil.

Frear parece muito simples à primeira vista: puxe o manete e a moto para. Você já deve ter ouvido que “pilotos velozes têm tocada suave”. Se fizer um curso de condução defensiva, vão te dizer para nunca esmagar o manete e sim apertá-lo suavemente, mas nunca explicam na prática nem dizem o porquê. Não sei quanto a vocês, mas sempre me atrapalho ao fazer coisas que me mandam fazer sem maiores explicações. Talvez continuemos caíndo de moto porque ninguém passou um tempinho te explicando por que é preciso pegar leve com o manete de freio. Ou talvez você seja um motociclista experiente que já aprendeu a frear intuitivamente, mas gostaria de saber mais sobre como isso funciona. Entender o que acontece quando se aperta o manete de freio, como a frenagem é afetada pela suspensão e os benefícios de frear estando ciente do que acontece ao seu redor farão de você um motociclista mais hábil e capaz de evitar acidentes.
Quando você puxa o manete
Nas motos modernas o manete do freio dianteiro empurra um pistão hidráulico em um cilindro que força o fluido através de um tubo que está conectado à pinça. Em termos de atividade mecânica é um processo muito simples. Não há eletrônica envolvida. Os pistões da pinça são forçados para fora pelo fluido e pressionam as pastilhas de freio contra o disco que está conectado à roda dianteira. Portanto, a força com que você aperta o manete é proporcional à força aplicada na roda dianteira.
Entendeu essa parte? Aperte o manete e a pressão da pinça no disco será proporcional à força que você aplicou. Se você apertar o manete rápido e com força, o que acontecerá? A força empurra completamente as pastilhas contra o disco, a roda trava.
Infelizmente, a parada da roda não significa que você e a moto vão parar também. O motociclista e sua moto têm muita massa em movimento, e algo banal como uma roda parada não vai impedir a ação da física. Aperte o manete um pouco mais devagar (estamos falando em milissegungos aqui) e sua suspensão ajudará você a parar sem cair.
É uma boa hora para falar de manutenção. Se você não se lembra de quando trocou o fluido de freios pela última vez, é provável que já esteja vencido. Se tem uma moto com linhas de freio de borracha e elas possuem mais de três anos, melhor trocá-las. Vale a pena pagar mais por linhas de aço trançado, a diferença não é muita e o desempenho e sensibilidade melhoram muito. Rodar com freios fracos é a receita para um desastre.
O que sua suspensão está fazendo
A dianteira da moto é suportada por molas hidraulicamente amortecidas. Andar sem molas é como andar com uma bicicleta de corrida – não há nada errado com isso, desde que você ande a menos de 40 km/h. A hidráulica evita um pula-pula. Toda o sistema de suspensão é normalmente escondido dentro do garfo, mas um pessoal esquisito começou a fazer umas motos que usam amortecedores e algum tipo de terminal. Mas o que isso tem a ver com frenagem? Bem, o que acontece é que o freio é casado com a suspensão. O que acontece com um tem um efeito significativo sobre o outro.

Digamos que você está a 70 km/h e precisa reduzir para parar. Use o manete e os freios farão seu trabalho hidráulico para pressionar o disco e parar a roda. A desaceleração aumenta o peso sobre a roda dianteira. Como o peso é transferido para a dianteira, a suspensão é comprimida e o pneu se achata, o que aumenta sua área de contato, proporcionando mais aderência e, consequentemente, mais capacidade de frenagem. O peso só será transferido quando você começar a frear. A suspensão se comprime rapidamente. Se você frear com força desproporcional (como quando percebe que vai acertar um ônibus à sua frente) não há tempo para a transferência de peso, achatamento do pneu e compressão da suspensão.
O acionamento progessivo do manete aumenta gradualmente a capacidade de frenagem. Isso não significa que a frenagem demorará mais, mas os décimos de segundo necessários para a transferência de peso fazem toda a diferença.
O que você deve fazer
Ajuda muito saber quando frear e onde parar. Isso mesmo, você deve olhar adiante, aonde você vai. Olhe o mais longe possível, de forma que possa manter o controle sobre o que acontece diretamente à sua frente e próximo de si. Concentrar-se apenas no para-choques a meio metro de distância é o começo de um desastre. Se você sabe o que vem adiante, não será pego de surpresa. É tão simples quanto olhar para qualquer coisa. Mas olhar muito adiante também não é bom: você pode acabar perdendo um pneu em um buraco ou uma minivan pode cortar a sua frente.
A longo prazo, o uso dos freios é mais sobre usar a visão e ter em mente o local e o momento de parada do que habilidade de operação da moto. Se você consegue fazer isso, nunca terá problemas com o acionamento do manete e a possível travagem da roda dianteira.
Aquele outro freio
Agora, sabemos que há outro freio na moto, que você opera com o pé direito. Se estiver em uma moto esportiva e precisar parar rápido, o freio traseiro é praticamente inútil. Tentar parar rapidamente uma máquina dessas colocará 99% do peso sobre a roda dianteira. Nesse momento, qualquer aplicação do freio traseiro será inútil. Manter a roda traseira em movimento, por outro lado, ajuda a manter a moto mais estável e sob controle.

Esse negócio do freio traseiro se aplica apenas às motos esportivas e afins. Se você estiver em algo mais inclinado, com entre-eixos maior e centro de gravidade mais baixo (como uma chopper), o freio traseiro te ajudará a parar muito rápido. Se estiver com um passageiro, também. Seu centro de gravidade será movido para trás e o freio traseiro se torna importante para parar a moto.
E finalmente
Pilotar uma moto no limite é absurdamente difícil. Para controlar um veículo de duas rodas que está constantemente no limite da tração é preciso muita habilidade e concentração intensa. Comprometimento para fazer direito. Leva muitos anos para aperfeiçoar a postura adequada, a sincronia, o traçado, o controle do acelerador e frenagem, e ninguém consegue acertar 100% de tudo isso o tempo todo. Saber como fazer uma parada de emergência é uma boa carta na manga, principalmente para evitar os motoristas distraídos pelo celular.
Recapitulando: não aperte o manete com força, puxe gradualmente trabalhando com a pressão necessária para frear. Você sentirá a suspensão comprimindo e o pneu ganhando mais aderência. Precisamos desta aderência para frear em segurança e rapidamente. Você pode praticar em um estacionamento vazio. Dominar os freios é uma habilidade essencial. Treine até que você consiga aplicar pressão máxima de frenagem sem ter que pensar para fazer isso.
Esta história foi originalmente publicada em Hell For Leather em 13 de maio de 2011 e foi republicada com permissão do autor.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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