18 de mai. de 2011

Cálculo: vale a pena trocar o carro pelo táxi?


Confesso que fiquei surpreso com os comentários no post onde explicava por que decidi não ter carro em São Paulo. Teve até gente pedindo para explorar mais o assunto. E outros mais atentos que enviaram o link de uma reportagem da Folha de S. Paulo com um infográfico animado que permite calcular se vale a pena financeiramente ir de táxi ou de carro para o trabalho.

A matéria  contou com o auxílio de Samy Dana, professor de finaças pessoais da Fundação Getúlio Vargas. Ele levou em conta todos os gastos que um proprietário tem com o automóvel ao longo de um ano (licenciamento e seguro obrigatório, IPVA, manutenção, seguro, estacionamento, combustível e depreciação), e comparou com os gastos que uma pessoa teria com táxi durante o mesmo período. A conclusão para quem vive em São Paulo especificamente é que, para trajetos diários de até 15 km, o táxi sai mais barato.
Para obter um cálculo pessoal mais preciso, basta ir até a página  e inserir seus dados específicos, como o valor de seu carro, o custo do combustível aonde você mora e o tamanho dos trajetos que costuma percorrer. Fiz o teste (estipulando em 35 mil reais o valor do carro que eu teria, bebendo etanol a uma taxa meio exagerada de 6 km/L, com uma estimativa de 24 corridas de táxi) e o resultado está no print abaixo: pelo sistema, tenho uma economia de R$ 4.272,00 por ano.

Sinceramente, achei pouco. A despeito de todas as vantagens cotidianas que já citei por aqui, pensava que guardava mais dindin com a minha atual opção de transporte. Se de repente a gente parar de publicar os Achados meio Perdidos por aqui, vocês já sabem qual a razão.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: