8 de abr. de 2011

Qual Comprar? New Fiesta em discussão


Eu e minha esposa estamos em dúvida sobre qual carro comprar. Depois de muita pesquisa e idas a concessionárias, sobraram dois: Ford Focus hatch e New Fiesta. Eu gosto mais do primeiro, porém tenho dúvidas quanto ao Focus. Vale a pena comprar um carro que já tem uma nova versão lançada na Europa e confirmada para o Brasil? Li em algumas avaliações que a versão GLX 1.6 (a que nos interessa) bebe bastante. É verdade? Quanto ao New Fiesta, a minha esposa gostou bastante, mas não gostei muito do acabamento. Qual a melhor opção?
João Paulo Bueno do Prado
Quero comprar um carro 0km entre R$ 42 mil e 46 mil, porém estou com medo de arrepender-me depois. Compro um Peugeot 307 em promoção aqui no Rio Grande do Sul (R$ 45.990) ou espero o New Fiesta Hatch? Outra sugestão?
Alessandro Schnath
Na minha opinião, está demorando para a Ford lançar o New Fiesta hatch. A primeira previsão, para março, foi prorrogada para o segundo semestre. Mas isso tem um motivo: Focus hatch. Como o médio já mudou na Europa e sua nova geração está prevista para chegar ao Brasil no final de 2012/começo de 2013, a Ford teme que o New Fiesta hatch roube clientes do atual Focus – o que eu também acredito que vá acontecer. Como o Focus Sedan tem vendas inexpressivas, o New Fiesta Sedan tem mais espaço para atuar e por isso veio antes.
Deixando de lado o mercado e focando no produto, o Focus é mais carro que o New Fiesta. Principalmente se considerarmos espaço interno e conforto. O Focus tem maior porte e, com suspensão independente nas quatro rodas (o Fiesta tem eixo de torção atrás), consegue ser mais macio e estável. Mas acho que o motor 1.6 Sigma é pouco para o peso do Focus. Além do desempenho modesto (0 a 100 km/h em 12,8 s em nossos testes), o consumo também sai prejudicado, com médias de 6,4 km/l de etanol na cidade e 10,3 km/l na estrada.
Já o New Fiesta parece ter sido feito sob medida para usar o 1.6 Sigma. O Sedan tem bom desempenho (0 a 100 km/h em 11,2 s) e se destaca no consumo, com médias de 8,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com etanol. Então, se a ideia é ter um carro mais esperto e econômico, o Fiesta é melhor escolha – e o hatch deve ficar ainda melhor. O Focus “pede” o motor 2.0.
Quanto ao 307, eu esperaria mais um pouco pelo New Fiesta hatch. O Peugeot já tem uma desvalorização grande, e que deve aumentar ainda mais com a chegada do 408. A não ser pelo maior espaço do 307 (que também é pesado para um motor 1.6 e tem os mesmos problemas de desempenho e consumo do Focus 1.6), creio que o Fiesta terá mais condições de agradar que o Peugeot.

Fonte: blogdaautoesporte
Disponível no(a):http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte

Nenhum comentário: