30 de mar. de 2011

Um BMW Z4 com motor a diesel que faz 26 km/L?


Temos umas questões para vocês, gearheads. Sua sede por diesel supera seu desejo por velocidade? Será que um sexy BMW conversível continua tão sexy se trocarmos o potente motor original por um econômico quatro cilindros a diesel? Você encararia o conceito AC Shnitzer 99d?

Vamos aos fatos: um BMW Z4 novinho em folha entrou na faca para ter sua usina de seis cilindros original substituído pelo quatro cilindros do BMW 320d. E, como estamos falando da AC Schnitzer, eles aumentaram a potência para 192 cv e 44 kgf.m de torque, o suficiente para empurrar o roadster de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Nada excepcional, mas nada mal também.

Se eles tivessem retirado o seis cilindros biturbo de 340 cv da versão sDrive35is, teríamos considerado sacrilégio. No entanto, na Europa eles também oferecem a versão menos potente, de 203 cv. Se o swap realizado foi com este último, alguns poucos cavalos fugiram no processo, mas eles conseguiram 17 kgf.m de torque sem sacrificar aceleração.
E quanto às emissões? Se o objetivo era ser verde, baixar as emissões de 109 para 99 gramas de CO2 não é o suficiente para se vangloriar do fato de beber diesel (99 g represenda as emissões equivalentes ao consumo de 26 km/L que o Z4 consegue). Como entusiasta, acredito que o fato de conseguir um consumo melhor do que o de um Prius em um veículo tão atraente (com exceção da pintura “quero ser rápido e ecológico”) conta muitos pontos.

Infelizmente, a conversão só foi realizada em um veículo, e a AC afirma que para construir um, você teria que pagar por volta de 210 mil dólares. Por esse preço, provavelmente seria melhor para sua carteira e para o meio ambiente comprar um Z4 normal e andar de ônibus de vez em quando…

Fonte: jalopni
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: