Sedã da Honda será renovado este ano, mas o Si está fora dos planos no Brasil. Honda, nããããão..
Carina Mazarotto // fotos: Fabio Aro e Guilber Hidaka
O Civic Si tinha tudo para ser o renegado da esportivada. Foi lançado em 2007 e, com a chegada da nova geração do Civic, ainda neste ano, está com os dias contados no mercado nacional. Sabe como é, carro sem novidade tende a ficar de canto. Mas esse papo está racional demais, não? Ainda mais sobre um carro que, de racional, não tem nada. E claro que todo mundo queria acelerar o Si. 
Sistema i-VTEC controla a abertura de válvulas eletronicamente e ajuda motor a encher rápido
Volante “de pegada”, banco esportivo acolhedor e alavanca de câmbio pequena, que encaixa direitinho na mão. E a relação entre a troca de marchas e os pedais é, sem medo de ser puxa-saco, sensacional! Poucas vezes meus pés ficaram tão à vontade para se adaptar a um carro diferente do meu. A embreagem é curta e o acelerador, empolgante. Acelerou, foi! A tocada é tão esportiva que o conta-giros se anima fácil, fácil. Por isso que, na cidade, o Si é um pouco cansativo. “É um carro que pede para ser dirigido rápido o tempo todo”, comentou o editor Daniel Messeder.

O Si do jeito que ele mais gosta: na curva, com o conta-giros cheio e o acelerador grudado no fundo
Foi na Estrada dos Romeiros, bem sinuosa, que o dia ficou melhor com a sequência acelera, reduz, vira, acelera. O câmbio manual de seis marchas deu o tom da diversão, enquanto a direção direta e a suspensão “tábua” deixaram o Si totalmente à vontade nas curvas. Eu? Parecia criança. Lembrei do meu primo que, quando era pequeno, passava o dia brincando de dirigir com um prato (volante) e um pau de macarrão no vão do sofá (câmbio), imitando os sons das trocas de marcha “Tãããããã, Tãããã”. Será que era o Si?

Embreagem curta, acelerador empolgante, câmbio certeiro: tudo favorece a esportividade
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário