Com “S” vermelho no uniforme, esse Mini tem tudo no plural: mais potência, mais torque e muita diversão
Renata Viana de Carvalho // Fotos: Fabio Aro e Guilber Hidaka
O jogo estava marcado. Mas a escalação só foi definida na véspera, quando o Mini Cooper S chegou à concentração. Ele entrou em campo com aerofólio de fibra de carbono que, apesar de exagerado, lhe caiu bem. O acessório é do kit John Cooper Works e custa R$ 5,6 mil. Entre os itens titulares, rodas aro 17, grade tipo colmeia na cor preta, saída de escape dupla e entrada de ar no capô. 
Melhores jogadas aparecem quando o motor 16V tabela com o câmbio no modo Sport
A condução lembra a de um kart. A direção é direta e a estabilidade, impecável. A carroceria quase não inclina e, por isso, sair da trajetória requer muito abuso. A suspensão é firme e informa tudo aos ocupantes, até as menores imperfeições do solo. A diversão só não é maior porque falta o câmbio manual. Ainda assim, o Mini surpreende nas arrancadas. “Frita tanto os pneus, que nem parece automático”, disse o editor Daniel Messeder, que fez os testes na pista. As trocas das marchas podem ser feitas a partir de borboletas atrás do volante, só que não são intuitivas: para reduzir, é preciso empurrar a haste com o polegar. Além disso, mesmo no modo manual, a transmissão sobe a marcha sozinha quando o limite de giros se aproxima. Para extrair o melhor dela, o ideal é ativar o botão Sport, à frente da alavanca.

Nem precisava de aerofólio, mas com ele a saída dupla de escape, o Cooper S bate um bolão

Mini é dominado por formas arredondadas, que tomam conta do interior; mas peca na ergonomia
Ficha técnica e números de teste:
Mini Cooper S | |
Preço inicial | R$ 128.450 |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando duplo, 16 válvulas, turbo, gasolina |
Potência (cv) | 175 cv a 5.500 rpm |
Torque (kgfm) | 24.5 kgfm a de 1.600 a 5.000 rpm |
Comprimento (m) | 3,174 |
Largura (m) | 1,470 |
Altura (m) | 1,683 |
Entre eixos (m) | 2,467 |
Porta-malas (L) | --- |
NÚMEROS DE TESTES | |
Aceleração 0 a 100 km/h (s) | 7,2 |
Retomada 60-100 km/h | 3,5 s > 56,6 m |
Frenagem 100 km/h (m) | 38,3 |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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