4 de mar. de 2011

A estranha coincidência dos Pixels



Quando vi o  Tata Pixel no Salão de Genebra nessa semana tive a sensação de já ter visto aquilo antes. No começo achei que fosse só alguma repetição de estilo típica de marcas emergentes. Mas pouco depois lembrei que havia  um esboço de projeto brasileiro conceitualmente bem parecido. E com o mesmo nome.
Há uns dois anos as releituras virtuais de clássicos nacionais feitas pelo designer Eduardo Oliveira, também conhecido como Irmão do Décio, começaram a fazer sucesso na internet. Aproveitando a exposição que vem desde aquela época, Eduardo decidiu criar um modelo virtual, uma proposta de minicarro urbano de preço acessível.



O modelo não foi apenas uma projeção artística. Mesmo não sendo engenheiro, “Du” baseou-se nas medidas do Ford Ka, modelou dummies de 1,85 para usar as medidas mais realistas possíveis, imaginou soluções econômicas para a construção e procurou uma identidade própria para o estilo exterior. O resultado foi batizado de Pixel através de uma enquete feita no site do designer, e teve até um lançamento virtual em 11 de outubro de 2009.

Na última terça-feira a Tata apresentou seu conceito de microcarro urbano em Genebra. O nome? Tata Pixel. Entre as características mais marcantes estão a linha de cintura quase diagonal e a porta traseira feita em vidro, sem estrutura metálica, semelhantes ao Pixel de Eduardo.
Sobre sua reação ao ver o conceito indiano, Du nos disse:
“O formato é a tendência atual, mas o nome foi muita coincidência em tempos de internet. Achei estranho, mas até fiquei um pouco contente pois provou que meu conceito era válido. Se alguém viu a imagem na internet e se inspirou fico lisonjeado. Ficaria chateado somente se disserem que eu que copiei a Tata. Mas deve ter sido mesmo uma grande coincidência.”
Nós também achamos que foi coincidência, principalmente porque quanto mais reduzidas as dimensões de um projeto, mais limitadas são as opções de design. Infelizmente, mesmo tendo até mais cara de carro de verdade que o conceito indiano, o projeto brasileiro de Eduardo dificilmente vai se tornar realidade. Talvez se fosse na China…
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: