10 de fev. de 2011

Sistema eletrônico da Toyota não causou acidentes

Estudo dos EUA com a Nasa mostra que aceleração não foi causada por central eletrônica.

Um estudo realizado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos em parceria com a NASA revelou que não há qualquer defeito nos sistemas eletrônicos dos modelos Toyota envolvidos em acelerações inesperadas. Esses sitemas eram apontados como causadores de alguns dos acidentes.

a redação
Ed Reinke
Operária da Toyota instala pedal de freio em modelo Camry, nos EUA

Os estudos foram realizados para investigar se a central eletrônica poderia sofrer algum defeito por interferência eletromagnética. O resultado mostrou que esse sistema não falhou nos casos em que carros aceleraram inadvertidamente. Os modelos da Toyota contam com controle eletrônico de aceleração desde 2002.
Até hoje, apenas duas causas foram provadas nos acidentes com modelos da Toyota: falha de fixação dos tapetes e falha de desenvolvimento em uma peça do pedal, que fazia com que ele ficasse preso.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos ainda está pesquisando os acidentes que aconteceram. Em uma seleção de 58 casos de suposta aceleração inesperada, os engenheiros descobriram que 35 deles foram causados pelos próprios motoristas, que não acionaram o pedal do freio. Em alguns casos, o pedal do acelerador foi acionado por engano ao invés do freio.
Os estudos ainda não terminaram, mas até agora, apenas dois casos de defeitos no pedal do acelerador foram comprovados pelo departamento de transportes americano.
Desde 2009, a Toyota fez o recall de 18 milhões de veículos no mundo. 5 milhões deles foram por problemas no tapete e outros 4 milhões por falhas no pedal. 89 mortes podem estar associadas aos casos de aceleração.
A Toyota já pagou mais de US$ 48 milhões em multas ao governo americano por ter demorado a responder com um recall. Há centenas de processos correndo na justiça, o valor final pode ultrapassar os US$ 10 bilhões.
Atualmente a Toyota adotou um sistema de segurança, que corta a transmissão da aceleração do motor sempre que o freio é acionado. O sistema poderá se tornar padrão em todos os carros vendidos nos EUA em breve.

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

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