Bem, não exatamente uma Parati, mas uma Fox Wagon, a versão destinada ao mercado norte-americano, com centenas de modificações para satisfazer o paladar ianque nos anos 80. O carro da foto é uma espetacular versão de rali com motor V6 biturbo e tração integral.
Esta pérola do mundo VW foi feita pela equipe do piloto Sakis Hadjiminas a partir de um exemplar ano 1988, época em que era exportado do Brasil para os EUA e o Canadá. Mas de Fox Wagon mesmo pouco restou: o motor 1.8 de quatro cilindros foi trocado por um V6 a 90º (não confundir com o VR6, de ângulo reduzido) de 2,8 litros e cinco válvulas por cilindro (30V) do Passat da geração B5. Ele ganhou dois turbos IHI com intercooler, coletores e escapes exclusivos, e poderia produzir entre 300 e 400 cavalos conforme o ajuste de pressão.
A tração integral escolhida foi a da Quantum Syncro (abaixo) do final dos anos 80 – sim, é a carroceria da nossa velha Quantum, em configuração que poderia ter sido a concorrente da Belina 4×4. Trata-se basicamente do sistema Quattro do Audi 80, rebatizado de Syncro na VW, e aqui com bloqueio central do diferencial, deslizamento limitado na frente e atrás, e entre-eixos provavelmente encurtado.
Como um digno bólido de rali, a suspensão foi toda refeita com braços de alumínio e amortecedores Bilstein. Os freios, segundo a ficha divulgada pela equipe, eram discos ventilados Brembo com pinças de quatro pistões. A carroceria caixote ganhou alargamentos semelhantes ao dos Sport Quattro do Grupo B, um spoiler gigante na traseira e todos os reforços de segurança e equipamentos de comunicação.
Qualquer um com boas lembranças da Parati gostaria de ver esse frankestein estreando nos ralis em 1998 com a pintura amarela, branca e cinza típica dos Audi de competição. Tempos depois o carro seria vendido para Jose Vicente e trocaria o amarelo pelo vermelho, e é com essa segunda pintura que o encontramos nos dois vídeos desse post – no abaixo, chamam ele de Fox S4.
Além da divulgação de um 1º lugar no Apple Hill Rally de 1998, encontramos poucas informações sobre resultados em competições. Mas a descrição do fabricante é a seguinte: “O carro não possui relações de marchas para chegar a 300 km/h, mas pode facilmente bater uma Ferrari V12 a 200 km/h”. Não é melhor comparação para uma máquina de rali, mas faz pensar.
[boa parte das infos foram apuradas neste excelente site americano sobre o VW Fox. Infelizmente ele não ganha atualizações desde 2002]
Engine:
- 2.8 Liter twin turbocharged and intercooled 90` V6 based on the '99 Passat powerplant
- Fully programmable engine management system
- Compression ratio lowered to 7.8:1
- Fabricated intake and exhaust manifolds
- IHI turbochargers with internal wastegates
- Group A dump valve
- 300-400 HP depending on event.
- VW Quantum Syncro 4 wheel drive system
- locked center diff
- Quaife limited slip front and rear differentials
- Modified Audi 5 bolt uprights with coilovers and 2.5" id springs
- In house fabricated lower control arms with aluminum bushings
- Rose jointed adjustable group A camber plates
- Bilstein rally dampers.
Rims/tires:
11" ventilated cross drilled discs with Brembo 4 piston aluminum calipers
Tilton dual master cylinders, adjustable bias.
- 15x7 Fuchs w/ Michelin L5/ M80 competition tyres (Gravel surfaces)
- 15x6 VW/ Audi w/ Michelin C5 competition tyres (Snow and ice)
- Terraphone driver/ co-driver intercom system
- Two turbochargers
- Two dump valves
- And a lot of gravel hitting the undercarriage
- Competition welded roll cage attached to all suspension pick up points, A, B pillars
- Lightened dash board
- OMP Turini seats
- TRW/ Sabelt 5 point harnesses
- Center tunnel and rear floor sections modified to allow 4wd system
- Gauges, Terratrip rally odometer/ timer and all the usual rally goodies.
- Body panels widened to allow larger track
- Fenders, rear quarters and hood fabricated of fiberglass
- Lexan side and rear windows
- Previously yellow and white, currently silver, yellow and blue
- Competition dog type transmission
- 1st place overall, 1998 Apple Hill Rally cross
- Will focus on 1999 Canadian Performance rally championship
- Too much to list
- The car is not geared for 300km/h, but will easily beat a V12 Ferrari to 200 km/h
- Etc.
- We are currently building three other rally cars. The first is an evolution version of the above Fox which will use a normally aspirated 30 valve V6 and 4wd, it will be driven by Jose M. Vicente with co-driver Eduardo Besada.The second is a Group 5 VW Gti that will use a turbocharged 2.0L 8v engine. The third is a Group 2 VW Gti 16 valve. The latter two will be used mainly for the SCCA North East Club rally championship.
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Fonte:jalopnik
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