9 de fev. de 2011
Oficial: Chevrolet Camaro ZL1 é um muscle míssil
O Chevrolet Camaro ZL1 2012, apresentado hoje no Salão de Chicago, é o Camaro mais potente e avançado já construído. Não é mais um muscle car. Não, agora é um muscle míssil com mullets saído da grade de Tron.
O nome ZL1 é derivado de um motor de competição com o mesmo nome feito de alumínio, que foi desenvolvido no final da década de 1960 e instalado em alguns Camaros 1969 de linha. E por alguns, nós queremos dizer que só foram produzidas 69 unidades com o motor, cada um representando o ápice do desempenho dos Camaros. Bem, pelo menos até agora.
Isso porque o novo ZL1, com lançamento programado para o começo de 2012, é equipado com o mesmo motor V8 LSA 6.2 de 557 cv (550 hp) e 76 kgfm (550 lb-ft) de torque que o incrível Cadillac CTS-V. O LSA tem um sistema de sobrealimentação de sexta geração da Eaton com intercooler, cabeçotes de liga de alumínio com maior resistência ao calor e pistões hipereutéticos.
Mas não é apenas mais potência. O ZL1 também tem uma transmissão manual (repito: MANUAL) Tremec TS-6060 de seis velocidades – a versão “MG9” da transmissão, com maior capacidade de torque. Ela é ligada a um eixo cardã mais resistente e um sistema de tração traseira. Há ainda uma nova alavanca, com curso menor para ajudar nas trocas de marchas. Ah, e um novo volante.
E os freios! São grandes e são Brembo! Estes aqui usam rotores dianteiros com pinças de duas peças com 370 mm e seis pistões; e rotores traseiros de 365 mm com quatro pistões.
O ZL1 é equipado ainda com um sistema de escape com dois modos de funcionamento, que alteram o nível e característica do som em resposta aos giros do motor. Usado primeiramente no Corvette, e ajustado especificamente para o Camaro ZL1, o sistema dá ao carro um som particular. Não sabemos como deve ser esse som, mas é difícil imaginar que possa decepcionar aos fãs de V8s.
O novo modelo recebe um sistema de suspensão com amortecedores magnéticos com características que podem ser escolhidas pelo motorista (tour e sport) de acordo com o seu estilo de pilotagem. Ele usa métodos magnético-reológicos para absorver impactos com um maior grau de precisão, possibilitando um controle de carroceria ajustado para um bom desempenho no dia a dia e nas pistas.
E o visual? Bem, o visual é… hmmm… interessante. O ZL1 recebeu uma frente redesenhada e um capô de alumínio com abertura elevada feita de fibra de carbono. A aparência inclui ainda um splitter frontal, novos faróis de neblina e uma entrada de ar projetada para resfriar os freios. A frente do capô apresenta ainda extratores de ar em uma seção central em cor diferente, de fibra de carbono, para deixar mais claro que o carro é, você sabe, um esportivo. O extrator ajuda mesmo a direcionar o fluxo de ar pela carroceria, criando um downforce aerodinâmico. A traseira do carro inclui um difusor e um spoiler que, assim como o extrator, servem para melhorar a aerodinâmica do carro.
Bom, então o que achamos dele? Bem, nós AMAMOS a ideia do motor LSA e das melhorias na suspensão e freios. O único problema é o nome – é muito obscuro. Ainda que isso irritasse os fan-boys do Camaro, Z28 seria um nome melhor do ponto de vista de “estimular o público em geral a comprar motorzões”. Segundo, esta não é uma edição limitada e numerada – ela será produzida em série. E francamente, não é isso que deveria ser um ZL1. Mas quer saber. E daí? Este carro será a nova referência entre os muscle cars – e nós o queremos. Muito.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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