6 de fev. de 2011

Boa notícia: Honda prepara um novo NSX



Seis anos após o seu fim, o maior de todos os esportivos japoneses vai mesmo voltar para as ruas. O anúncio foi feito ontem pelo atual presidente Takashi Ito, e significa a retomada de um projeto interrompido em 2008, na ressaca do caos financeiro mundial. Chega de crise!


Duas décadas após seu lançamento, em 1990, o Honda (ou Acura) NSX  continua sendo a imagem mais marcante de um superesportivo japonês. Olhar para ele nos faz lembrar do sucesso da marca na Fórmula 1 dos anos 80, de Senna ajudando no desenvolvimento em Suzuka, e de Gordon Murray (que teve um por sete anos) confessando a importância do NSX para definir as metas de outro supercarro admirável, o McLaren F1.

O modelo foi retirado de produção em 2005 para ser substituído por um novo projeto. Em dezembro de 2008, em meio ao pânico causado pela quebra de bancos e empresas, a Honda anunciava a interrupção do seu desenvolvimento, junto com o fim de suas atividades na Fórmula 1.
É muito fácil julgar atitudes corporativas em momentos posteriores, quando a história já foi escrita, mas o fato é que, enquanto o que restou da equipe Honda F1 (a Brawn) tornou-se campeã de pilotos e construtores em 2009, o mercado de superesportivos que seria o alvo do novo NSX passou longe, muito longe da crise. Nos últimos anos, a Ferrari bateu recordes de faturamento, novos fabricantes artesanais pipocaram pelo mundo, e os conterrâneos Nissan GT-R e o Lexus LFA trataram de garantir sua fatia no bolo.
A Honda? Limitou-se a conseguir uma autorização para introduzir uma versão modificada do novo NSX no campeonato japonês de turismo, o Super GT. O chamado Honda HSV-010 GT possui motor central instalado à frente do piloto, tração traseira (de acordo com o regulamento) e um V8 de 3,4 litros limitado a 500 cavalos. Com esta configuração, o carro foi campeão da categoria principal da Super GT em 2010.

No final do ano passado, rumores sobre a retomada de um NSX homologado para as ruas juntaram declarações de executivos da empresa com as prováveis especificações da nova máquina. A projeção abaixo foi feita pela Motor Trend em novembro.

Agora foi a vez do próprio presidente da empresa anunciar que o desenvolvimento será definitivamente retomado. É nossa chance de dizer uma frase clichê de quem reencontra uma velha paixão: “por que demorou tanto?”


Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Fonte:jalopnik

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bons carros! Tomara algum dia possa comprar um!
No bairro de meu aluguel apartamentos Buenos Aires havia esse tipo de carros pela rua.