6 de fev. de 2011

As dez conversões escolhidas pelos leitores

Conversões automotivas são o tipo de coisa que você não pode levar a sério. São delírios que vão além das razões práticas e da coerência visual, absolutamente caros e frequentemente inúteis, mas sem eles o universo seria um pouco menos curioso – e a audiência da internet com certeza menor.



Passat Dacon
Sugerido por Thiagones
Além da lendária equipe de competição, a Dacon foi uma das mais famosas preparadoras e “conversoras” da época em que as importações eram supertaxadas. Entre as várias versões especiais que a empresa produziu, destacam-se três variantes para o Passat. O modelo 180 S (ou 820) ganhava uma coluna central e vidro traseiro envolvente, muito semelhante ao Jensen Interceptor. Já o 180 D era um sedã/cupê com traseira baixa e teto solar e sua versão targa o 180 T (822).

Monza Mercedes
Sugerido por @FalaFilter, guhigashi, Jean Rodrigo
Na década de 80 a Mercedes lançou um de seus modelos mais bem sucedidos de toda a sua história, o 190 E. Mas você não podia simplesmente ir até à loja da Mercedes e comprar uma porque na época as importações estavam proibidas. A solução era comprar um Monza e instalar um kit Mercedes 190E. Bastava uma nova grade, para-choques e lanternas traseiras. A transformação foi relativamente comum na época, e o nível de semelhança variava de acordo com o investimento. Algumas conversões tinham até limpadores no farol e painel original Mercedes.

Perua Maverick
Sugerido por BlueGopher
Idealizada pelo empresário Eduardo Souza Ramos para concorrer com a Chevrolet Caravan, a perua Maverick era montada sobre o sedã de quatro portas, que tinha seu teto cortado na linha da coluna central para receber o teto longo feito em aço estampado. A porta traseira era feita de fibra de vidro e os bancos traseiros, substituídos pelos da Belina, podiam ser rebatidos para aumentar o espaço de carga.

Koyziztraña
Sugerido por Deph, Evanschu
Começando pelo nome, essa coisa estranha foi um projeto semi off-road da cultuada revista Motor 3 para o Salão do Automóvel de 1981. Trata-se de um chassi de Landau, com o motor V8 302 que também equipava o Maverick e uma estrutura tubular no lugar da carroceria.

Passat Quattro Sulam
Sugerido por Gustavo A., Serrot e M.Peters
A Sulam aproveitou o parentesco do Passat com o Audi Quattro para criar uma versão peculiar do esportivo alemão. Apesar das semelhança visual, o Passat Quattro ainda tinha um modesto motor de quatro cilindros, tração dianteira e, pasmem, lanternas traseiras de Fiat Uno.

Saveiro cabine dupla
Sugerido por Trocista
Uma Saveiro com cabine dupla parece não fazer muito sentido quando se pode comprar um Voyage ou uma Parati. “Duplar” uma Saveiro a gasolina não faria muito sentido também, mas lembre-se que na época havia a econômica Saveiro a diesel como justificativa. Você não podia ter um Voyage ou uma Parati a diesel, mas podia comprar uma Saveiro e convertê-la em cabine dupla.

Verona SR
Sugerido poro Fla3D, @johnnyburanelo
Enquanto o mundo delirava com a BMW M3 E30, a Souza Ramos aproveitou as não-muito-germânicas linhas Ford do Verona para fazer uma “homenagem” ao esportivo bávaro. A grade dianteira tinha um “triplo rim” de gosto duvidoso (pra não chamar de feio) que lembra o The Punisher(O Justiceiro), mas os faróis circulares e as rodas BBS eram realmente legais. O motor era o mesmo AP1800 usado pelos modelos da Autolatina, e o carro ainda recebia interior em couro e teto solar opcional.

PAG Nick
Sugerido por Thiagones
Outro projeto da badalada Dacon, o Nick foi um miniesportivo de dois lugares ou quatro lugares desenhado por Anísio Campos e montado sobre o Gol GTi e impulsionado pelo 2.0 do Santana. A traseira e o capô foram feitos em fibra de vidro para aliviar o peso, mas o cabeçote do motor exigiu um ressalto na dianteira. Vinha equipado de série com ar condicionado, vidros e travas elétricas e foi produzido até 1991 quando os importados voltaram ao mercado.

Gol Cabrio
Sugerido por Bruno Carneiro
Depois de personalizar Karmann-Ghia, Brasília, SP2 e Passats, a Dacon não deixaria o novo Gol de lado. Inspirada no Golf Cabriolet alemão, criou uma versão descapotável para o modelo recém lançado. Como de costume nos veículos da Dacon, a modificação foi muito bem projetada, com reforços estruturais, e até uma versão com faróis circulares duplos. O motor do Passat TS de 96 cv substituía o motor refrigerado a ar usado pelo Gol na época, com meros 50 cv.

Fiero-Ferrari
Sugerido por @_Glaukin
O Pontiac Fiero foi o primeiro esportivo de motor central traseiro fabricado nos EUA. Ele também tinha um chassi estrutural space frame onde os painéis da carroceria eram parafusados. Essa característica fez dele a base perfeita para as mais diversas conversões e réplicas de superesportivos que variam da completa bizarrice à genialidade.

Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Fonte:jalopnik

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